Antes de a free agency esquentar a offseason da NFL, as propostas do novo acordo coletivo entre a liga e os jogadores tomaram as manchetes esta semana.
Grandes mudanças na estrutura dos playoffs estão na mira da NFL.
NFL pode ter mudanças nos playoffs já nesta temporada
Para a maioria dos torcedores da NFL, o modo como são estruturados os playoffs da liga são perfeitos, não sendo necessária qualquer alteração.
A liga, entretanto, parece não pensar da mesma forma. E isso ficou claro com a proposta feita para o novo acordo coletivo entre a liga e os jogadores, que inclusive já foi aceito pelos donos de franquia e agora depende do aval dos atletas.
As mudanças
A proposta prevê, principalmente, grandes alterações no modo como são organizados os playoffs.
Atualmente, 6 times da cada conferência se classificam para os playoffs, com os times donos das duas melhores campanhas folgando na rodada de wild card.
Pela nova proposta, 7 times de cada conferência chegariam à pós-temporada. Por isso, apenas um time, o dono da melhor campanha da conferência, teria a bye na rodada de wild card, que passaria a ter 3 jogos.
A temporada regular também sofreria mudanças. Ao invés de 16, teríamos 17 jogos para definir os classificados para os playoffs. Entretanto, essa mudança só entraria em vigor entre a temporada 2021 e 2023, diferentemente da nos playoffs, que seria imediata.
Efeitos
Caso aprovadas, as mudanças acima referidas trariam consequências financeiras evidentes.
Com o acréscimo de uma partida na temporada regular, os futuros contratos dos jogadores deverão ter seus valores proporcionalmente aumentados.
Para comportar esse acréscimo, é quase certo que, caso as mudanças sejam aprovadas, o teto salarial também aumente. Isso pode significar uma boa notícia para times que costumam cuidar bem do seu cap, como é o caso dos Patriots.

Críticas
Tão logo foram anunciadas as mudanças, diversas críticas surgiram.
Um dos argumentos é o famoso “em time que está ganhando não se mexe”. A NFL possui um formato de playoffs bem sucedido, e alterá-lo tem grandes chances de tornar o produto pior.
Outra crítica que se faz é que a expansão do número de times que alcançarão a pós-temporada deve fazer com que times ruins se classifiquem, piorando a qualidade do espetáculo nos playoffs.
Exemplo: caso a mudança tivesse valido para a última temporada, Steelers e Rams entrariam nos playoffs. O time de Pittsburgh foi bastante inconsistente na temporada regular, chegando a perder dos reservas dos Ravens. Já a equipe de Los Angeles teria entrado nos playoffs mesmo ficando no terceiro lugar de sua divisão.
E você, caro amigo Patriota, o que acha das propostas de mudanças? Gostaria de ver mais times nos playoffs?