N’Keal Harry desafia a história para ter sucesso em 2019

N'Keal Harry

Como os Patriots não gostam de dar informações desnecessárias, ainda não há confirmação, mas tudo indica que N’Keal Harry fará sua estreia com a camisa dos Pats neste domingo.

Harry entrará em campo desafiando o histórico de Tom Brady lançando para wide receivers calouros.

N’Keal Harry desafia a história para ter sucesso em 2019

Ataque dos Patriots intimida

Você já deve ter ouvido diversas vezes que o ataque de New England é um dos mais difíceis de serem assimilados pelos wide receivers.

Ao longo dos anos, vimos veteranos de sucesso chegarem em New England e não conseguirem dominar os atributos exigidos dos recebedores dos Patriots. Foram os casos de Chad Ochocinco e Reggie Wayne, por exemplo.

Se estrelas como os citados encontram dificuldades, o que dizer de calouros, jogadores em fase de adaptação do college para a NFL?

Olhando-se a carreira de Tom Brady, não é tarefa fácil encontrar wide receivers novatos que encontraram sucesso.

Os rookies e os números

Primeiramente um agradecimento ao grande trabalho feito pelo Boston Sports Info (@bostonsportsinf ) que garimpou números fantásticos que ajudaram na ideia trazida nesse texto.

Ele separou as estatísticas de Tom Brady lançando para wide receivers calouros nos jogos 10 a 16 (partidas restantes a N’Keal Harry) da temporada regular de 2001 a 2018.

Os números passam longe impressionarem.

No total, 11 rookie wide receivers tiveram passes lançados por Tom Brady em suas direções. Desses, apenas um não conseguiu nenhuma recepção: Chris Harper, em 2015.

Dos demais, quem obteve o maior sucesso sem sombra de dúvidas foi Malcolm Mitchell em 2016. Foram 25 recepções em 33 tentativas (75,8%) para 306 jardas e 4 touchdowns.

O segundo colocado teve 15 recepções a menos que Mitchell em seu ano de calouro. Trata-se de Julian Edelman, que em 2009 agarrou 10 de 14 passes lançados em sua direção, totalizando 118 jardas e nenhum touchdown.

Os touchdowns são mesmo raros em se tratando de Brady e recebedores calouros. Nos 18 anos em questão, foram apenas 6 (os 4 de Malcolm Mitchell e 2 de Bethel Johnson em 2003), uma média de 1 TD a cada 3 anos!

Se Bethel Johnson é o único com TDs no currículo além de Mitchell, é dele também a marca de maior número de interceptações em passes lançados em sua direção no ano de calouro: 2.

Somando todos os recebedores rookies, os números de Brady deixam a desejar: 81-136 (57,3%), 1015 jardas, 6 TDs, 5 INTs, para um rating de 82,2.

Tom Brady poderia fazer mais pelos calouros?

Em outubro, Tom Brady deu uma resposta interessante (e até certo ponto fria) ao ser perguntado sobre os recebedores calouros e o que ele pode fazer para ajudá-los:

“Eu sempre disse que os melhores companheiros de time são os em quem eu menos preciso pensar, porque eu não quero gastar minha energia mental em coisas que não são minha responsabilidade.”

Disso, é possível entender que a mentalidade de Brady em relação aos recebedores é: ou você está no lugar certo na hora certa e agarra a bola ou não posso fazer nada para lhe ajudar. Não haveria muita paciência para contornar as chamadas “dores do crescimento” dos calouros.

Por outro lado, Brady tem o costume de afinar o entrosamento com seus recebedores na offseason, e este ano N’Keal Harry foi um dos que participaram das atividades extracurriculares com o quarterback.

Esta semana, Brady disse que realmente ama a tenacidade de Harry. Disso podemos entender que o calouro está se esforçando para fazer por merecer seu lugar no time.

Domingo poderemos ter pela primeira vez o gostinho de ver Harry em campo, e torcer para que ele obtenha sucesso vencendo a sina dos calouros no ataque dos Patriots.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem um comentário

  1. Vale salientar que Harry é o único WR calouro draftado no round 1, desse modo, imagino que ele tenha mais destaque que os outros citados no texto, aliás excelente texto.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.