Números mostram início complicado da secundária

Eric Rowe Secundária Defesa New England Patriots

Antes da temporada iniciar, uma das maiores empolgações do torcedor Patriota era sobre a secundária que New England havia montado.

Com a chegada de Gilmore, somado ao desenrolar da história Butler que manteve o herói do SB 49 no elenco, finalmente iríamos ver o recebedores adversários sofrerem para avançar pelo ar nos jogos. Mas após duas semanas de temporada regular, não é isso que vivemos.

Números mostram início complicado da secundária

O sempre ótimo Jeff Howe compilou diversos números gerados pela defesa dos Patriots e, entre eles, a performance contra o passe dos nossos atletas. Para esse texto, utilizarei os dados fornecidos por ele relacionados aos jogadores da secundária (Butler, Gilmore, Rowe, Jones, Chung e McCourty).

Aproveitamento individual

Tabela 1 Secundária New England Patriots Defesa

Quando olhamos os números que mostram quantas bolas foram lançadas na direção de cada jogador e quantos passes foram completados, temos dois jogadores que se destacam negativamente.

Eric Rowe, cedeu 83% dos passes em sua direção nos dois primeiros jogos. Em segundo lugar, temos Malcolm Butler, que cedeu 70% dos passes aos seus adversários.

O melhor neste quesito foi o reserva Jonathan Jones, que cedeu somente 33% dos passes, ficando com um aproveitamento de 67% até aqui.

Jones aparece também empatado com McCourty, como os que mais conseguiram desviar bolas, com 2 desvios cada.

Aproveitamento individual x geral

No total, foram 43 passes cedidos pelos defensive backs dos Patriots, e Butler assume a lanterna quando olhamos para o número geral com 16.2% desses passes indo na conta de Malcolm.

Em segundo lugar, temos Chung e Rowe com 11.6% dos passes totais cedidos cada.

Maiores alvos

Tabela 2 Secundária New England Patriots Defesa

É claro que os números ajudam Jonathan Jones, já que ele esteve menos tempo em campo. Mas por ser um reserva, poderia ser o alvo primário dos quarterbacks adversários quando em campo. Mas não é isso que vemos. Os ataques adversários não se intimidaram com a nova dupla de cornerbacks de New England e o alvo preferido de Brees e Smith foi Malcolm Butler e Patrick Chung, que tiveram 10 bolas lançadas em sua direção cada. Em terceiro lugar, aparece Stephon Gilmore com 7 passes.

Jardas cedidas

Tabela 3 Secundária New England Patriots Defesa

As big plays continuam sendo um problema na secundária Patriota e nesta análise vemos que Stephon Gilmore foi de longe o jogador que mais cedeu jardas aéreas no grupo. Foram 157 jardas até aqui, resultando em 37% das jardas totais cedidas pelos defensive backs.

Eric Rowe aparece em segundo lugar com 75 (17.6%), seguido de perto por Chung com 74 (17.4%).

Vendo esses números, percebemos que não existe apenas um destaque negativo na secundária, o que até seria melhor, já que poderiamos identificar o problema mais facilmente.

De todos os analisados, apenas Jonathan Jones e Devin McCourty não aparecem no topo negativo dos tópicos. Não podendo esquecer que Jones atuou bem menos que os outros jogadores.


Com certeza precisamos evoluir individualmente e coletivamente para quem sabe termos a tão sonhada secundária que nos dará segurança contra o jogo aéreo.

Nota do autor: Não foram analisados neste texto os jogadores Jordan Richards e Duron Harmon. Richards por ter atuado mais como um LB e Harmon por atuar mais no fundo do campo, tendo pouca ação direta contra recebedores.

O podcast Patriotas está também disponível para ouvir no youtube. Confira!

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem 2 comentários

  1. Para a análise ficar mais interessante, seria bom trazer os stats de pass rush comparado com o ano passado, pois tenho a impressão que piorou, e a ineficiência neste setor pode afetar bastante os stats da secundária.

    1. Oi Henrique. Ótima ideia a sua, mas infelizmente stats de pass rush são difíceis de achar para fazer essas comparações. Mas temos outras formas de avaliar. Falaremos sempre nas análises , podcasts e em posts diversos. Obrigado por acompanhar! Abraço.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.