O impacto do coronavírus no Draft 2020 da NFL

Draft 2020

Devido à pandemia do coronavírus que assola o mundo, a NBA e NHL decidiram suspender o andamento de seus campeonatos, as principais ligas de futebol seguiram o mesmo caminho, assim como a Olimpíada de Tóquio, que foi adiada. Entretanto, apesar de figurar no novo epicentro da doença, a NFL optou por manter o Draft 2020 nos dias 23 a 25 de abril.

Tal decisão provocará consequências profundas nas análises dos prospectos, o que motivou os donos da liga a enviar uma petição para o comissário Roger Goodell solicitando o adiamento do Draft. Contudo, Goodell manteve o pé firme.

Embora a data do recrutamento tenha sido assegurada, a tradicional cerimônia, que estava prevista para ocorrer em Las Vegas, não haverá mais, e o anúncio das escolhas será feito através de um estúdio de gravação, sem a presença dos fãs e dos prospectos. Portanto, não haverá mais o glamour que todos estamos acostumados, e que tornava o Draft o segundo principal “produto” da NFL, atrás somente do Super Bowl. Ademais, os prospectos que tanto sonhavam em subir no palco, colocar o boné do time que o recrutou e pousar para a foto com Roger Goodell, terão que se contentar com um holofote drasticamente reduzido.

Outrossim, e ainda mais impactante do que a ausência do espetáculo, as franquias sofrerão bastante dificuldade para ter uma avaliação completa dos prospectos, haja vista que a liga proibiu os times de viajar para se reunirem com os jovens, e vice-versa. Com isso, as tão importantes entrevistas terão que ser feitas através de vídeo conferência/ligação.

Devido à pandemia do coronavírus, a NFL também impediu que os prospectos sejam examinados pelos médicos das equipes. Dessa forma, a incerteza sobre o quadro físico dos atletas certamente pesará nas avaliações.

Vale ressaltar que é óbvio que os times estão trabalhando no Draft há muito tempo, e que inclusive já ocorreram diversos eventos importantes, como o Senior Bowl e o Combine. Todavia, o mês que antecede o recrutamento costuma ser determinante para coletar informações finais e “bater o martelo” sobre cada prospecto.

Por fim, é imprescindível salientar que os mais prejudicados devido à pandemia são os jovens menos badalados, já que os tradicionais Pro Days das Universidades, momento que eles conseguem mais aparecer para os olheiros, foram cancelados. Logo, a decisão da NFL de manter o Draft 2020 na data planejada vem sendo alvo de bastante críticas. E com razão.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.