O que acontece com Mike Gillislee?

Mike Gillislee jogo corrido New England Patriots

Mike Gillislee, o running back que chegou nesta offseason para assumir as funções de titular no ataque do New England Patriots, acumula agora três jogos como inativo sem nem ao menos estar machucado.

O que acontece com Mike Gillislee?

Os Patriots, como de praxe, não divulgaram nada oficial sobre as decisões de manter o jogador fora. Gillislee não tem nenhuma lesão informada e vem participando normalmente dos treinos durante a semana. É na hora do jogo que Mike fica de fora.

Suas primeiras ausências aconteceram nas partidas contra os Broncos em Denver e contra os Raiders no México, o que levantou uma primeira hipótese de que Mike Gillislee poderia ter alguma deficiência em jogar na altitude. Porém, o fato de estar inativo nesse último domingo contra os Dolphins no Gillette Stadium, já elimina essa questão.

Crescimento de Lewis e Burkhead

Um fato que  pode ilustrar  o motivo de Belichick estar inativando Mike é Dion Lewis e Rex Burkhead estarem em uma crescente nas últimas semanas.

Gillislee que, apesar de ter tido bons números nos jogos que participou, pode ter sido apagado pelas boas atuações dos outros RBs.

Isso não seria um “castigo” de BB para o jogador, e sim poderia estar aproveitando para descansar e recuperar Mike para os playoffs.

Podemos observar algo parecido com o que vem acontecendo com James White, que apesar de não ter ficado de fora de nenhum jogo, vem diminuindo de participação nos snaps desde o primeiro mês.

Para se ter uma noção, nas quatro primeiras partidas, sua participação foi de 50% dos snaps do ataque. Nos quatro próximos jogos, esse número caiu para 35% e nas 2 últimas, semanas 21%.

Mas White ainda possui algo que Mike não tem, a versatilidade.

Falta de versatilidade

Essa, que é uma das palavras de ordem nos elenco de Bill, é algo que Mike Gillislee não possui.

Dion Lewis é um running back para todos os downs, Burkhead uma fonte de diversidade e White, apesar de ser quase um receiver, também produz no jogo terrestre.

Fica então, para Gillislee a única função de ser um power back e, consequentemente, nas partidas que Mike ficou de fora, os Patriots tiveram diversos jogadores ausentes por problemas de lesão.

Esse cenário de ir para os jogos com o elenco limitado faz com que a comissão técnica tenha que dar prioridade aos jogadores que produzem em mais de uma função. Uma carta que o nosso power back não possui na manga.

Problemas internos?

Por último, fica uma hipótese de Mike Gillislee ter tido algum problema interno no elenco.

Essa é uma questão que será quase impossível de se desvendar, já que os Patriots são extremamente fechados para esses assuntos. Se realmente esse for o problema, dificilmente ficaremos sabendo.

Alguns torcedores questionam que após sofrer o fumble na sua última participação, Gillislee tenha recebido um “castigo” de Belichick e por isso está ficando fora desses jogos.

Essa é uma questão que parece ser um pouco difícil de ser a real, já que Bill costuma sim punir quem não cuida da bola, mas normalmente com perda de snaps e drives na própria partida. Quando muito, extende a punição nos treinos seguintes, obrigando o jogador a fazer algum drill expecífico por exemplo.

Mas deixar um jogador de fora por 3 jogos, simplesmente por causa de um fumble, é algo que não se vê acontecer, até mesmo com o exigente treinador de New England.


Nos resta esperar e ver o que será feito com Mike Gillislee nos Patriots. Talvez o real motivo seja um pouco de cada coisa que citamos acima, talvez algo que ninguém possa ter pensado.

A verdade é que estamos na torcida para que o running back volte com tudo e seja mais uma peça dessa engrenagem ofensiva dos Pats em 2017.

Já ouviu o episódio desta semana do Podcast Patriotas? Ele está disponível também em nosso canal do youtube! Ouça aqui.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.