Na semana passada, escrevemos sobre DEs e LBs para os Patriots buscarem na free agency. Hoje, listaremos cornerbacks para assumir a vaga deixada por Malcolm Butler, que tudo indica que não renovará com a franquia de New England.
Opções na free agency para o lugar de Malcolm Butler
Prince Amukamara
Recentemente no Chicago Bears, Amukamara foi campeão do Super Bowl XLVI pelo New York Giants e escolha de primeira rodada no Draft 2011, sendo assim, um veterano experiente disponível no mercado.
Tendo jogado em três times na carreira – além dos dois mencionados ainda tem o Jacksonville Jaguars – o cornerback não conseguiu manter regularidade ao longo dos anos. No entanto, em 2017, teve uma sólida temporada pelos Bears, que foram a sétima defesa com menos jardas aéreas cedidas por jogo.
Com 1,83m, 28 anos e nascido em Massachusetts, Amukamara poderia preencher bem a vaga deixada por Butler de CB n°2.
Bashaud Breeland
Draftado na quarta rodada em 2014 pelo Washington Redskins, Breeland é o corner mais cotado pelos sites americanos para pousar em Foxborough.
Tendo maior destaque em suas três primeiras temporadas – foi eleito o melhor jogador defensivo do time em 2015 pelo Pro Football Focus – o atleta caiu de rendimento em 2017, fazendo seu valor de mercado abaixar (o Spotrac estima que seu novo contrato será em torno de $7M), o que se adapta mais às condições dos Patriots, que já pagam uma fortuna em Stephon Gilmore.
Jovem de apenas 26 anos, Breeland tem como características a habilidade de tacklear e a versatilidade. O jogador é capaz de cobrir o melhor recebedor adversário, atuar no slot e até retornar kickoffs. Também pode-se destacar a durabilidade dele, que participou de 60 das 64 partidas nos últimos 4 anos.
Kyle Fuller
Outra opção que esteve em 2017 no Chicago Bears, Kyle Fuller é o jogador mais confiável de se contratar desta lista.
Apontado como um dos dez melhores free agents irrestritos defensivos pelo Pro Football Focus, Fuller foi o atleta com mais passes desviados em 2017, com 17, sendo o 22° melhor CB da liga.
O que o faz ser mais confiável que os outros é o fato de, mesmo sendo bastante visado pelo quarterbacks adversários, Fuller mantém o bom nível. Para se ter uma noção, 119 bolas foram lançadas em sua direção em 2017 (maior número da liga) e apenas 61 foram recebidas para dois touchdowns.
Devido a essa alta produtividade e juventude (26 anos), Kyle deve estar atrás de um contrato mais recheado.
Nickell Robey-Coleman
Caso os Patriots não estejam muito dispostos a gastar uma quantia considerável, uma alternativa é empurrar Eric Rowe para CB n°2 e contratar um nome para o slot, já que Cyrus Jones não passa confiança e Jonathan Jones está lesionado.
Esse nome é Robey-Coleman.
Em seu primeiro ano com a camisa do Los Angeles Rams, o jogador se destacou atuando no slot, onde mesmo sendo considerado undersized (1,73m e 81kg), mostrou-se muito agressivo e produtivo.
Antes de aterrissar em LA, Coleman jogou por 4 anos na AFC East. O atleta chegou como free agent não draftado pelo Buffalo Bills em 2013, ficando até 2016. Portanto, pode ser mais um ex-Bills em quem os Pats estão de olho.
Vale destacar também que Nickell só ficou de fora de uma partida desde que entrou na liga.
BÔNUS: Aqib Talib
Nas últimas semanas, começou a ser especulada uma possível volta de Aqib Talib aos Patriots. Apesar de não passar de um rumor, essa é uma situação para ficarmos atentos.
Talib tem contrato com o Denver Broncos até 2019, portanto, não está programado para virar free agent em março. Contudo, o que acontece é que Denver está atrás de um novo quarterback, e para atrair Kirk Cousins – o principal nome – precisará liberar espaço no salary cap.
Com isso, Aqib entra na história. Caso seja dispensado ou trocado, serão economizados $11M no cap, um valor consideravelmente alto.
Portanto, é um caso a ser monitorado. Apesar de já ter idade avançada (32 anos), o corner ainda pode jogar num bom nível e seria interessante para New England um contrato com pouca duração. No entanto, se cortado, Talib tenderia a procurar um negócio mais duradouro e com mais dinheiro garantido.