O termo “Ressaca do Super Bowl” é geralmente ouvido pelos torcedores dos times que participaram da final do futebol americano. E o que essa expressão quer dizer? Que em uma média geral, times que jogam o SB apresentam uma queda de rendimento na temporada seguinte.
Patriots jogarão contra a “ressaca do Super Bowl”
Há uma relação direta entre “times participantes do SB” e “temporada seguinte abaixo da expectativa”. Entre as explicações, destacam-se a de que os dois melhores times da liga treinam e jogam por mais tempo, causando um desgaste maior nos jogadores; e que os playoffs são jogos carregados de uma alta carga de sorte, o que nem sempre favorece os times que disputaram o troféu na temporada passada.

Importante destacar que essa é uma média geral do rendimento de todos os times que disputaram o Super Bowl e de sua temporada seguinte. Média.
No gráfico, podemos ver a média de vitórias e derrotas dos times vencedores e perdedores do Super Bowl e durante sua ressaca. Na temporada em que os clubes vão para o Super Bowl, a média de vitórias é de 78%, com 12.5 vitórias. No ano subsequente, a média de vitórias cai para 65%, com 10 vitórias. Ambos os times tendem a perder de 2 a 3 jogos a mais que no ano anterior. De um 12-4 para 10-6.
Para todas as análises, clique aqui.
Os últimos a quebrarem a sina
Mas se há algo que podemos ficar tranquilos é que o último homem a conduzir um time a um bicampeonato, ainda está jogando em alto nível. E no mesmo time. O último a quebrar por completo esse tabu.
Desde o início do século tivemos 17 Super Bowls. Duas franquias conseguiram participar da final em anos consecutivos. New England Patriots em 2003-04/2004-05, e o Seattle Seahawks 2013-14/2014-15.
Dessas duas, apenas um time conseguiu o bicampeonato. Os Patriots de 2004/2005.


Tomara que isso sirva de motivação para os jogadores. Só nos resta torcer para que a campanha do início do século se repita e que os Patriots levantem o sexto troféu Vince Lombardi. #BlitzForSix
Acompanhe o Patriotas no twitter e receba notícias no momento em que elas acontecem.
Este post tem um comentário
Rubens
5 jul 2017Existe uma explicação para a ressaca. Times que chegam ao Super Bowl ficam até com os perebas valorizados e por isso costumam perder free agents importantes na off season. Sendo uma das explicações para o desempenho mais baixo no ano seguinte. O grande diferencial do New England para campanhas vitoriosas ano após ano tem sido a capacidade de repor peças importantes. Isso passa por uma gestão extremamente rigorosa do salary cap, com o objetivo de não comprometer o futuro. Não é comum o Patriots apostarem no “all-in”como os demais times fazem com tanta frequencia, pelo menos na era Bill-Brady. Nesse quadro, 2017 é uma exceção, pois o time entrou firme na free agency, pagando valores top de mercado. Algo que nunca se fazia. Creio que é para aproveitar os últimos anos do Tom Brady.