A posição de wide receiver é uma das mais complexas para se jogar, não apenas no intrincado ataque dos Patriots.
Os jogadores da posição precisam dominar um grande número de rotas principais e alternativas, que variam de acordo com a cobertura que as defesas insinuam aplicar.
Assim, ser um bom corredor de rotas é muito importante, e muito difícil de ser alcançar.
Recentemente, o Pro Football Focus – PFF elegeu o melhor wide receiver da NFL para cada tipo de rota, com base na temporada 2016. Os Patriots tiveram dois jogadores eleitos.
Patriots têm dois dos melhores “route runners” da NFL
Antes de detalharmos os jogadores, é interessante demonstrar as rotas utilizadas pelos wide receivers na NFL e que foram avaliadas pelo PFF.
São elas:

Das 11 rotas avaliadas, conforme o gráfico, os Patriots tiveram wide receivers dominando duas: Julian Edelman e Chris Hogan.
Melhor em rotas “comeback” e “hitch”: Julian Edelman
Segundo o PFF, Edelman liderou a NFL nas rotas comeback e hitch, obtendo um rating de 138.8.
Nessas rotas, Edelman agarrou 11 de 17 passes lançados em sua direção para 178 jardas e 2 touchdowns.
Desses 17 passes lançados para Edelman, 8 resultaram em first down ou touchdown, o maior deles um touchdown de 77 jardas.
Edelman foi um de apenas dois jogadores a conseguirem mais de um touchdown nesse tipo de rota, ao lado de Jordy Nelson.
Em média, Julian Edelman foi acionado nessas rotas em uma profundidade de 8,7 jardas, e obteve uma média de 7,8 jardas depois da recepção, melhor marca da NFL em 2016.

Melhor em rotas “go”: Chris Hogan
Uma carência dos Patriots durante anos, a rota “go” foi executada com maestria por Chris Hogan na temporada 2016.
Hogan recebeu 7 de 13 passes lançados em sua direção em rotas “go”, o que resulta em um percentual de recepção de 53,8%, melhor da NFL.
Além disso, dos 4 passes incompletos, 3 foram os chamados “overthrows”, quando o quarterback lança a bola com muita força, impossibilitando a recepção.
Nesse tipo de rotas, Hogan alcançou as melhores marcas da NFL com 299 jardas, 4 touchdowns e 138,6 de rating.

Tanto Edelman quanto Hogan estarão de volta no elenco dos Patriots na temporada 2017. Assim, podemos esperar que a qualidade com que esses wide receivers desenvolvem essas rotas continue trazendo problemas para as defesas adversárias.