Patriots x Colts: análise

No jogo mais aguardado da temporada, o New England Patriots visitou no último Sunday Night Football o Indianapolis Colts, equipe que serviu de gatilho para o escândalo do “deflategate”.

Não veio o massacre que muitos torcedores esperavam como vingança, mas os Patriots foram superiores e conseguiram vencer por 34 x 27.

Patriots x Colts: análise

ATAQUE

O time dos Colts começou a partida demonstrando que o jogo era de extrema importância para eles também, e o primeiro tempo foi bastante equilibrado.

Julian Edelman e Rob Gronkowski, as principais armas ofensivas dos Patriots, foram muito bem marcados principalmente no primeiro tempo.

Edelman não conseguiu repetir as boas atuações dos últimos jogos. O wide receiver, que lida com uma lesão em um dedo da mão, não conseguiu agarrar alguns bons passes lançados em sua direção. Em um dos drops, Edelman, ao tentar pegar a bola, a jogou para cima, permitindo ao safetie dos Colts interceptar o passe e retornar para touchdown.

O próprio Edelman admitiu que foi dele a culpa pela primeira interceptação sofrida por Tom Brady na temporada 2015.

Nem tudo foi desastre na noite de Edelman, que ajudou o time recebendo o primeiro touchdown dos Patriots e convertendo uma 4ª descida em uma jogada de muita raça e agilidade.

Já Gronk foi muito bem marcado. Em várias situações, os defensores dos Colts “abraçaram” Gronk antes da chegada na bola , mas as faltas não foram marcadas.

Assim como Edelman, é impossível marcar Gronk por 60 minutos, e o tight end conseguiu uma bela jogada para anotar seu 60º touchdown na carreira.

A prova da boa marcação em cima de Edelman e Gronk é o fato de que Danny Amendola foi o principal alvo de Tom Brady na noite. Amendola liderou o ataque com 7 recepções para 105 jardas.

Brady jogou muito bem, principalmente nos três primeiros quartos, terminando com 23/37 para 312 jardas, 3 touchdowns e 1 interceptação (na qual o quarterback não teve culpa alguma, como dissemos).

No jogo terrestre, os papéis se inverteram e LeGarrette Blount tomou o protagonismo que vinha sendo de Dion Lewis.

Lewis viu seu número de snaps diminuir, provavelmente como forma de poupá-lo pela lesão no abdome que o limitou nos treinos durante a semana.

Com isso, Blount aproveitou e mais uma vez obteve sucesso contra os Colts. Foram 2 touchdowns, um numa ótima corrida de 38 jardas e o outro recebendo um passe de Tom Brady.

A linha ofensiva fez uma boa partida levando-se em conta o número de desfalques. No jogo de ontem, Marcus Cannon substituiu Nate Solder (fora da temporada) como left tackle mas saiu contundido ainda no primeiro tempo. Com isso, Cameron Flaming entrou em campo como right tackle, deslocando Sebastian Vollmer para a posição de left tackle.

Mesmo com vários titulares fora, a OL cedeu apenas 2 sacks aos Colts.

Patritos x Colts
Danny Amendola foi o principal alvo de Tom Brady na noite.

DEFESA

A defesa dos Patriots alternou bons e maus momentos na partida.

Sem Dont’a Hightower, Jerod Mayo e Jonathan Freeny dividiram snaps para fazer dupla com Jamie Collins.

Mayo ainda não demonstrou estar 100% nesta temporada. Após dois anos consecutivos perdendo muitos jogos por lesões, Mayo não tem mostrado a mesma capacidade de antes para sair dos bloqueios e parar o jogo terrestre, problema comum a Freeny.

Além disso, sem Hightower, os Patriots perdem também em versatilidade. Com Hightower e Collins em campo, o ataque adversário espera qualquer coisa desses jogadores: atacar o running back, cobrir, pressionar o quarterback.

Jamie Collins continua atuando em nível de all-pro. Um integrante da comissão técnica dos Colts admitiu que Collins é, ao lado de J.J. Watt, o único jogador para o qual eles precisam de um plano de jogo específico, tamanha a capacidade de causar problemas ao ataque.

Na partida contra os Colts, Collins foi responsável por uma das principais jogadas da partida, quando saltou sobre a linha para bloquear um extra point no final da partida.

Na linha defensiva, Dominique Easley e Chandler Jones foram destrutivos, dando muito trabalho à linha ofensiva e pressionando Andrew Luck.

Easley conseguiu pressionar Luck 8 vezes em 21 “pass rushes”. Já Chandler Jones fez talvez seu melhor jogo da temporada, conseguindo 2,5 sacks.

A secundária teve dois tempos distintos na partida contra os Colts.

No primeiro tempo, a sensação era de que o ataque dos Colts marchava como queria rumo à endzone Patriota. A secundária não conseguia tirar os espaços dos recebedores. Com isso, os Colts conseguiram alguns drives longos, deixando Tom Brady muito tempo no banco.

Já em outras situações, especialmente após o intervalo, os cornerbacks e safeties melhoraram muito na cobertura, chegando a desviar vários passes de Luck. No segundo tempo a defesa forçou 4 punts e 2 turnovers on downs.

Patriots x Colts
A defesa se ajustou no intervalo e fez um bom segundo tempo.

TIMES ESPECIAIS

Os special teams dos Patriots merecem destaque, principalmente por dois motivos.

Primeiramente porque recuperaram 2 onside kicks. O primeiro deles foi uma completa surpresa, enquanto o segundo era previsível porque os Colts precisariam recuperar a posse de bola sob pena de os Patriots ajoelharem e garantirem a vitória.

Em segundo lugar, porque mostraram muita preparação em uma tentativa de fake punt (pessimamente executada pelos Colts).

Em uma quarta descida, os Colts puseram em campo uma formação não ortodoxa, conforme a foto abaixo.

Patriots x Colts
Formação estranha usada pelos Colts não deu certo.

A intenção, imagino, era confundir os Patriots e forçar um offside.

No entanto, os jogadores dos Patriots tiveram uma ótima comunicação e ajustaram de acordo com a estranha formação dos Colts, mantendo a disciplina para não cometerem nenhuma falta.

Para surpresa de todos, os Colts fizeram o snap mesmo assim, e o resultado foi uma das jogadas mais bizarras da história da NFL.

DESTAQUES

Tom Brady (quarterback): 23/37 para 312 jardas, 3 TDs e 1 INT.

Danny Amendola (wide receiver): 7 recepções para 105 jardas.

LeGarrette Blount (running back): 16 corridas para 93 jardas e 1 TD; 1 recepção para 11 jardas e 1 TD.

Chandler Jones (defensive end): 2,5 sacks.

Patriots x Colts
LeGarrette Blount mais uma vez teve sucesso contra os Colts.

First Downs: 22 (5 corridas / 15 passes / 2 faltas) | Terceira Descida: 5/12 (41%) | Total de Jardas: 417 (116 correndo / 301 passando) | Faltas: 8 (72 jardas) | Touchdowns: 4 (1 correndo / 3 passando / 0 retorno) | Field Goal: 2-2 (100%) | RedZone: 2/3 (66%) | Pontuação Final: 34 pontos | Tempo de Posse: 27:42 min.

Patriots x Colts
Dominique Easley pressionou bastante Andrew Luck.

COMENTÁRIOS PÓS-JOGO

Tom Brady (quarterback)
Perguntado porque os Patriots não correram tanto quanto nos últimos jogos contra os Colts: “Não tenho certeza. Eu vou ter que rever o jogo, mas eu acho que nós poderíamos ter jogado muito melhor em várias fases – corridas, passes, tudo – então é isso que tentaremos fazer.”‘

LeGarrette Blount (running back)
Perguntado sobre se os Patriots deram tratamento especial a esse jogo: “Nós tratamos esse jogo com qualquer outro, todos se prepararam como fariam contra qualquer oponente. Não importa quem seja, enquanto conseguirmos a vitória eu vou estar satisfeito.”

Julian Edelman (wide receiver)
Sobre a interceptação: “Eu decepcionei Tom Brady. Aquela interceptação foi culpa minha.”

Patriots x Colts
Rob Gronkowski foi bem marcado, mas conseguiu anotar seu 60º TD na carreira.

A vitória não foi esmagadora como todos queriam mas veio, e isso é o que imposta. Com ela, os Patriots permanecem invictos e na ponta da AFC Leste com 5 vitórias.

No próximo domingo os Patriots recebem o New York Jets, segundo colocado na nossa divisão.

Com 4 vitórias e apenas 1 derrota, os Jets possuem este ano um time bem montado, com uma defesa muito forte e vários “playmakers” no ataque. Será um grande teste tanto para o ataque quanto para nossa defesa.

O confronto contra os Jets será o primeiro jogo em que o wide receiver Brandon LaFell poderá ser ativado. Acompanharemos os treinos durante a semana para saber se ele vai para o jogo ou será poupado por mais uma semana.

Como de costume, aguardem nosso podcast para mais detalhes sobre a vitória diante dos Colts e notícias dos jogadores lesionados, entre outros.

Que venham os Jets!

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.