Patriots x Jaguars: análise

No terceiro jogo da temporada regular, o New England Patriots recebeu o jovem time do Jacksonville Jaguars no Gillette Stadium  e, em uma tarde inspirada do ataque, venceu por impressionantes 51 x 17.

A partida foi relativamente tranquila para os Patriots, que, com raras exceções, só demonstraram pontos positivos, mostrando que o time (principalmente o ataque) entrou em sintonia mais cedo do que de costume.

Patriots x Jaguars: análise

ATAQUE

Nos últimos anos, fomos acostumados a sofrer um pouco com o ataque no início das temporadas. Como geralmente havia mudanças consideráveis principalmente na posição de wide receiver, os recebedores precisavam de certo tempo para entrar em sintonia com Tom Brady.

Em 2015, com todos os recebedores de volta da temporada 2014 (exceto Brandon LaFell, que se recupera de lesão), os Patriots dão a impressão de terem trazido o entrosamento da temporada passada, e o ataque começou em grande forma.

Tom Brady continua jogando de forma impressionante, não demonstrando nenhum sinal de diminuição da qualidade do seu jogo pela idade. Pelo contrário, há quem diga que o quarterback está próximo de sua melhor forma.

Esse foi um dos melhores inícios de temporada da carreira de Tom Brady, que, entre outros recordes, se tornou o primeiro jogador da história da NFL a ter uma sequência de três jogos com pelo menos 288 jardas, 2 touchdowns, 0 interceptações e um passer rating de 105,6.

Brady não deu chances à defesa dos Jaguars, e os Patriots pontuaram em todos os drives de ataque. No fim, o quarterback teve mais uma vez ótimos números: 33/42, 358 jardas, 2 TDs e 0 INT, alcançando a impressionante marca de 400 TDs na carreira.

Mais uma vez Rob Gronkowski e Julian Edelman foram os destaques entre os recebedores. É impressionante como ambos são confiáveis no jogo aéreo e se encontram em uma sintonia perfeita com Brady.

A curiosidade? Edelman e Gronk foram selecionados pelos Patriots no draft (2009 e 2010, respectivamente) a partir de escolhas adquiridas em uma troca justamente com os Jaguars, adversário contra o qual os dois jogadores produziram muito neste domingo.

No jogo terrestre, Dion Lewis continua aparecendo bem, principalmente em jogadas de passe. No entanto, a tarde de domingo foi na prática o retorno de LeGarrette Blount.

Blount teve um desempenho superior ao de sua estreia contra os Bills, e correu para nada menos que 78 jardas e 3 touchdowns. “Blout force trauma” parece estar de volta.

A linha ofensiva melhorou em relação ao jogo corrido, e os Patriots totalizaram 125 jardas terrestres na partida, melhor marca da temporada até aqui.

Patriots x Jaguars
Mais uma ótima partida da dupla Edelman e Gronk.

DEFESA

Sem dúvida, a melhor atuação defensiva na temporada.

Era sabido que os Patriots precisariam parar o jogo terrestre dos Jaguars e forçar Blake Bortles a lançar a bola, e foi justamente o que aconteceu.

A defesa Patriota cedeu apenas 2,7 jardas por carregada, metade do que havia cedido nos jogos contra Steelers e Bills. Sem jogo terrestre, Bortles precisou ganhar o jogo com o jogo aéreo, e não conseguiu.

O front 7 não repetiu a atuação espetacular que teve contra os Bills mas foi muito bem, pressionando Bortles o jogo inteiro e o sacando em duas oportunidades.

Jamie Collins e Jabaal Sheard foram os destaques. É impressionante ver a forma atlética de Collins atacando a linha ofensiva quando vai para o blitz. Quase sempre o jogador dos Patriots incomoda o quarterback adversário.

A secundária fez ótimo jogo, com exceção de uma única jogada: o touchdown de Blake Bortles para Allen Hurn (o segundo TD dos Jags ocorreu no fim do jogo, quando a defesa era formada em sua maioria por reservas).

Na jogada, Malcom Butler foi batido próximo à linha de scrimmage e não alcançou o passe. Duron Harmon, que estava na cobertura, tentou o tackle por um péssimo ângulo e foi facilmente batido pelo recebedor dos Jaguars.

Devin McCourty mostrou em sua interceptação que é um dos melhores safeties da NFL. Com ótimos instintos e velocidade que o permitem cobrir de sideline a sideline, D-Mac é um porto seguro na secundária dos Patriots.

Jordan Richards, calouro draftado na segunda rodada do último draft, teve nesse jogo sua maior participação na temporada. Richards fez uma ótima jogada contra o bom Allen Robinson. Em um passe longo na lateral, Richards não conseguiu evitar a recepção mas teve muita consciência de sua posição para empurrar Robinson e forçar o recebedor dos Jaguars a pisar fora do campo, anulando a recepção.

Patriots x Jaguars
Jamie Collins e Jabaal Sheard “amassando” Blake Bortles.

TIMES ESPECIAIS

Aqui, dois destaques.

Primeiro Stephen Gostowski. Nosso excepcional kicker bateu o recorde de 422 extra points consecutivos que pertencia a Matt Stover e agora é o líder nesse quesito na história da NFL.

Em segundo lugar, Matthew Slater.

Já em grande desvantagem no placar, os Jaguars tentaram um “fake punt”. No entanto, Slater, que já foi selecionado para 4 Pro Bowls como jogador de special teams, leu perfeitamente a jogada e fez o tackle, recuperando a posse de bola para os Patriots.

Patriots x Jaguars
Stephen Gostkowski: recordista de extra points consecutivos na história da NFL.

DESTAQUES

Tom Brady (quarterback): 33/42, 358 jardas, 2 TDs e 0 INT.

Rob Gronkowski (tight end): 4 recepções para 101 jardas.

Julian Edelman (wide receiver): 8 recepções para 85 jardas.

LeGarrette Blount (running back): 18 corridas para 78 jardas e 3 TDs.

Stephen Gostkowski (kicker): o ótimo kicker dos Patriots ultrapassou a marca de 422 extra points consecutivos e é o recordista na história da NFL no quesito.

Patriots x Jaguars
Que início de temporada espetacular de Tom Brady!

First Downs: 35 (12 corridas / 19 passes / 4 faltas) | Terceira Descida: 11/14 (78%) | Total de Jardas: 417 (125 correndo / 346 passando) | Faltas: 4 (30 jardas) | Touchdowns: 6 (4 correndo / 2 passando / 0 retorno) | Field Goal: 3-3 (100%) | RedZone: 6/8 (75%) | Pontuação Final: 51 pontos | Tempo de Posse: 34:40 min.

Patriots x Jaguars
LeGarrette Blount e Scott Chandler celebrando.

COMENTÁRIOS PÓS-JOGO

Bill Belichick (técnico)
Sobre o fake punt dos Jaguars: “Na verdade nós fizemos aquela jogada nos treinos e James White conseguiu o first down. Nós fizemos umas correções nos treinos e conseguimos transportar isso para o jogo.”

Danny Amendola (wide receiver)
“Eu não percebi até voltar à sideline que eu tinha dado a bola do TD 400 à torcida. Mas nós pegamos ela de volta e Brady ficou com ela, então está tudo bem.”

Tom Brady (quarterback)
Sobre Amendola ter dado a bola do TD 400 aos torcedores: “Eu não ligo. É apenas uma bola. Mas eu me diverti muito. Danny pode fazer o que ele quiser, ele fez uma ótima recepção.”

Patriots x Jaguars
Devin McCourty interceptando Blake Bortles.

Nesta temporada nossa bye week veio mais cedo do que de costume, já na semana 4. Assim, ficaremos duas semanas sem ver nosso time jogar.

A bye week é vital para recuperar jogadores lesionados e dar descanso aos demais. É muito importante ter chegado a esse ponto com 3 vitórias e na ponta da AFC Leste.

É possível que Bill Belichick aproveite esse tempo de folga e faça algumas mudanças no elenco em setores mais carentes do time, então fiquem de olho e acompanhem o Patriotas.

Ah, e não esqueçam de acompanhar nosso podcast, que vai trazer mais detalhes sobre a partida entre Patriots e Jaguars.

We’re on to the bye week!

Patriots x Jaguars
“Você disse bye week?”

 

https://www.youtube.com/watch?v=aBqTroElwsc

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.