Finalmente ela voltou! A NFL está de volta em nossas vidas depois de um longo período. E voltou em grande estilo, com o New England Patriots abrindo a temporada recebendo o Pittsburgh Steelers no Gillette Stadium.
Como atuais campeões do Super Bowl, os Patriots fizeram uma bela festa de apresentção do troféu e inauguração do banner de vencedor do Super Bowl XLIX, o 4º da franquia.
Altos e baixos marcaram a atuação do time, mas o importante é que os Patriots venceram por 28 x 21 e começaram com o pé direito a temporada 2015 da NFL.
Patriots x Steelers: análise
ATAQUE
O jogo parecia ter uma receita de problemas no ataque: recebedores fora ou voltando de contusão, linha ofensiva recheada de calouros e Tom Brady em campo após todas as distrações da offseason. No entanto, o ataque dos Patriots surpreendeu e se mostrou encaixado na mairoia da partida.
Quem viu Brady jogar ontem certamente não lembrou que ele passou a pré-temporada inteira lidando com acusações de participação em um suposto esquema de trapaças. Também não lembrou que o quarterback dos Patriots já está próximo dos 40 anos de idade.
Brady foi perfeito na quase totalidade da partida, fazendo o ataque avançar e pontuando nas vezes em que chegou à redzone dos Steelers. O quarterback dos Patriots terminou a partida com 25/32, 288 jardas e 4 touchdowns.
Dos quatro passes para touchdown lançados por Brady, três foram para o tight end Rob Gronkowski. A defesa dos Steelers não encontrou resposta para Gronk, que pareceu imparável durante quase todo o jogo.
Julian Edelman foi o destaque entre os wide receivers. Sem ter participado de nenhum jogo da pré-temporada, muitos questionavam se Edelman teria totais condições de atuar no jogo de abertura.
O que se viu foi uma sintonia com Brady boa como de costume, e “Minitron” conseguiu várias conversões importantes de 3ª descida.
Com Bryan Stork fora de combate, a linha ofensiva começou a partida com três calouros nas posições de guard e center: Shaq Mason, David Andrews e Tre Jackson.
Apesar de ser jogo de temporada regular, Bill Belichick rodou bastante a OL, colocando Josh Kline e Marcus Cannon em boa parte dos snaps e mudando os jogadores de posição.
No geral, a linha ofensiva não fez um excepcional trabalho para o jogo terrestre, mas suportou bem na proteção ao passe. Brady só foi sacado duas vezes, uma delas em uma blitz de um cornerback dos Steelers.
O jogo terrestre não brilhou, mas Dion Lewis sim. O running back começou o jogo como titular quando muitos imaginavam que seria Brandon Bolden. Lewis se mostrou muito ágil para fugir dos tackles e conseguiu jardas tanto correndo quanto recebendo passes.

DEFESA
A defesa dos Patriots chegou com grande expectativa quanto ao remodelado front 7. Antes do jogo, o time anunciou que Rufus Johnson e Trey Flowers seriam inativos, o que já entristeceu alguns torcedores.
Logo no início da partida, Dominique Easley sentiu o que aparenta ser uma lesão no quadril e deixou o jogo para não mais voltar. Vamos torcer para que o jogador não fique afastado por muito tempo.
Com isso, a linha defensiva não conseguiu segurar bem o jogo terrestre nem pressionar constantemente o quarterback adversário. Assim, os Steelers correram muito bem com a bola através de DeAngelo Williams e Big Ben teve muito tempo no pocket para encontrar seus recebedores.
Apesar da volta de Jerod Mayo, Jamie Collins foi o jogador com o adesivo verde no capacete, o que significa que ele recebia as chamadas do coordenador defensivo Matt Patricia. Essa confiança, que já havia sido depositada em Collins em vários momentos da temporada passada, diz muito sobre o jogador.
Nossa secundária, como toda a defesa, alternou bons e maus momentos. Bill Belichick, assim como fez com todos os setores, alternou bastante os jogadores. E como dissemos antes da partida, testou várias coberturas diferentes, o que causou algums problemas de espaços nas zonas da secundária.
A partida de Malcom Butler é um caso difícil de analisar.
Olhando friamente os números, ele cedeu 9 recepções, 133 jardas e 1 touchdown para Antonio Brown. Não há como negar, são péssimos números.
No entanto, quando olhamos cada jogada em si, Butler esteve perfeito em várias coberturas, e nessas jogadas as recepções só aconteceram porque Big Ben conseguiu passes que foram verdadeiras pinturas.
Temos que lembrar que esse foi apenas o primeiro jogo de Butler como titular e ele enfrentou um dos melhores (talvez o mais completo) wide receivers da NFL. Chamou atenção a força dada a Butler no fim da partida por Matt Patricia e pelos demais jogadores, que pareciam reconhecer a dura tarefa de marcar Antonio Brown.
Assim, podemos concluir que o jogador, assim como toda a defesa, vai evoluir ao longo da temporada.

DESTAQUES
Tom Brady (quarterback): 25/32, 288 jardas e 4 TDs.
Rob Gronkowski (tight end): 5 recepções para 94 jardas e 3 TDs.
Julian Edelman (wide receiver): 11 recepções para 97 jardas.
Dion Lewis (running back): 15 corridas para 69 jardas; 4 recepções para 51 jardas.
David Andrews (center): precisou jogar pela lesão de Stork e segurou muito bem o centro da linha ofensiva.

First Downs: 26 (5 corridas / 19 passes / 2 faltas) | Terceira Descida: 7/11 (63%) | Total de Jardas: 361 (80 correndo / 281 passando) | Faltas: 7 (64 jardas) | Touchdowns: 4 (0 correndo / 4 passando / 0 retorno) | Field Goal: 0-0 (0%) | RedZone: 4/4 (100%) | Pontuação Final: 28 pontos | Tempo de Posse: 27:55 min.

COMENTÁRIOS PÓS-JOGO
Bill Belichick (técnico)
“É sempre assim quando enfrentamos (Big) Ben. Parece que ele sempre lança para 350, 400 jardas contra nós nas últimas três ou quatro vezes. Ele é um grande quarterback, eles têm um ótimo ataque, vários bons recebedores. Há coisas que podemos fazer melhor, mas acho que competimos bem e fizemos boas jogadas.”
Tom Brady (quarterback)
Sobre se é um alívio finalmente poder focar só no jogo: “Sim! Eu amo estar em campo com meus companheiros, então é um alívio.”
Devin McCourty (safety)
Sobre se o time cedeu muitas jogadas longas: “Claro. Você não quer ceder nenhuma jogada longa, então se você cede uma já é muito, mas você também tem que pensar em que time você está enfrentando. Os times fazem jogadas e você só tem que continuar vencendo.”

Não foi um jogo perfeito, mas podemos concluir que a estreia foi superior ao que vimos no primeiro jogo da temporada passada contra o Miami Dolphins, quando o time foi bastante inoperante tanto no ataque quanto na defesa.
Tom Brady não parece sentir os efeitos dos problemas extra-campo, e sua sintonia com Gronk e Edelman parece estar em ritmo de meio de temporada.
Na próxima semana, os Patriots visitam o Buffalo Bills. Comandados por Rex Ryan, os Bills possuem uma das melhores defesas da NFL, e Brady e companhia precisarão estar no topo do seu jogo para que possamos vencer a partida.
Como é bom finalmente estar falando dos Patroit dento de campo!
Lembrando que teremos um podcast especial sobre a abertura da temporada, fiquem de olho!
PATRIOTS 28 x 21 STEELERSPerdeu o jogo ontem? Quer rever os melhores momentos? Aqui o vídeo dos highlights da vitória Patriota!
Posted by NE Patriotas on Sexta, 11 de setembro de 2015
Este post tem 9 comentários
Luis Fernando Lopes
11 set 2015Ótima análise! Pra mim, foi um jogo prefeito, mas muito bom ler algo do ponto de vista mais crítico para colocarmos o pré no chão! Parabéns!
Marco
11 set 2015Otima análise do jogo. Parabéns.
Faço duas observações: 1. O Malcolm Butler já teve um start na temporada passada e 2. Josh Kline começou como LG, não Shaq Mason. Mason está sendo mais utilizado em situações de corrida.
Felipe Von Zuben
11 set 2015Obrigado pelas correções e elogio Marco!
Geraldo Neto
11 set 2015A defesa me pareceu muito passiva o jogo todo! Me surpreendeu a forma como os nossos linebackers foram batidos varias e varias vezes, com as corridas sendo paradas somente pelos jogadores da secundária. Não lembro de ter ouvido o nome do Mayo durante o jogo. A rotação da defesa, pode ser explicada por uma falta de ritmo ou preparo físico mesmo? Precisamos ter uma defesa forte contra o jogo de corridas, pq é onde os nossos adversários de divisão estarão focados! Vocês também estão preocupados?
Felipe Von Zuben
11 set 2015Estamos sim Geraldo, bastante na verdade! No podcast sobre o jogo falaremos mais sobre isso!
Obrigado pela mensagem
Fernando
12 set 2015O pass rush caiu um pouco sem o flower o rufus e com a contusão do Easley, por ser o primeiro jogo e por termos ficado a frente durante todo o tempo, acredito que o Patricia foi conservador nas blitz, podem ter certeza que no momento que precisar ele vai abrir o leque e vamos ver a melhor DL dos últimos anos. Análise perfeita, vocês estão evoluindo tanto quanto o time, só um adendo destacaria que se o Gronk conseguiu colaborar de forma diferente das habituais jardas, recepções e TDs, ele recuperou 2 fumbles, um TE recuperar 2 fumbles. não ocorre todo dia.
Marcos Antônio
12 set 2015Olá Patriotas ! Acompanho o site há algum tempo ( 2 meses ) mas é a primeira vez que comento aqui. Fico feliz por ter O lugar para poder ver, ler, e estar mais perto da NFL e claro do Patriots. Mas o grande motivo do meu comentário é parabenizar o Sidney pela análise serena da situação. Brady continua sendo Brady, e não esperava outra coisa dele, David Andrews é uma grata surpresa, e Butler precisa de todo apoio, porque Antonio Brown é com certeza um Pro Bowl. Se o ataque continuar com suas boas variações, e a defesa se ajustar temos sim totais condições de outro bi-campeonato. Go Patriots !
Sidney Torres
12 set 2015Muito obrigado pelo comentário Marcos. Obrigado por acompanhar conosco!
Junior
12 set 2015Longe de ser um jogo perfeito, várias preocupações principalmente na defesa. Mas temos que lembrar que normalmente o Pats é um time que começa devagar e engrena ao decorrer da temporada, tem muita coisa pra evoluir e o mais importante, temos material pra isso.
O que me preocupa mesmo é a secundária, Butler seria ótimo como um segundo corner, mas pra ser o principal ainda não rola, é meio como ter um estagiário de muito potencial na função.