Pats dominam nos dois lados da bola e batem Titans

Titans

Após duas semanas de expextativas, os Patriots fizeram sua estreia nos playoffs contra o Tennessee Titans no Gillette Stadium.

Apesar do bom início dos Titants, logo New England impôs seu jogo e, dominando nos dois lados da bola, venceu por 35 x 14 para avançar para a final da AFC.

Confira nossa análise.

Pats dominam nos dois lados da bola e batem Titans

Ataque

O rolo compressor que foi o ataque dos Patriots em boa parte da temporada regular não apareceu com toda sua força nas últimas semanas.

Vários motivos eram alegados para justificar a “queda” de rendimento, como a ausência de peças fundamentais (como Chris Hogan), a lesão de Brady, entre outros.

No Divisional Playoff contra os Titans, os Pats mostraram que a preocupação com o desempenho na reta final não merece prosperar.

O ataque de New England fez um de seus melhores jogos em toda a temporada, contra uma defesa que vinha causando problemas para vários adversários e que não sofreu pontos do Kansas City Chiefs em todo o segundo tempo do jogo de Wild Card.

Tom Brady voltou a ser o “Brady MVP”, e não deu nenhum sinal de que qualquer problema físico esteja lhe incomodando.

Os Patriots optaram por passar a bola desde cedo, e atacaram justamente uma das maiores fragilidades da defesa de Tennessee: passes para running backs e rotas curtas.

Brady foi perfeito no que o plano de jogo exigiu dele, e com impressionantes 53 tentativas de passe, culminou com 337 jardas e 3 touchdowns.

Em várias análises durante a temporada falamos que algum dos setores do ataque foi o responsável por carregar o piano, seja running backs, tight ends (leia-se: Gronk) e wide receivers.

Contra os Titans, representantes das três áreas com destaque no jogo aéreo. Os líderes em jardas recebidas foram Danny Amendola, Rob Gronkowski e Dion Lewis.

Assim, a defesa dos Titans não conseguia priorizar um setor para marcar, já que não sabia quem Brady iria explorar.

Amendola entrou novamente no “playoff mode”. É incrível como esse jogador, desde que chegou nos Patriots, consegue ser decisivo na pós-temporada.

Gronk também foi imparável em alguns momentos, e com seu touchdown calou a boca do safety Kevin Byard, que disse que iria fazer Tom Brady parecer Blake Bortles.

Dion Lewis continua parecendo um Superman em campo. Mais uma vez o jogador passou das 100 jardas totais (141) e mostrou que os Patriots podem contar com sua produção tanto no jogo aéreo quanto no terrestre.

Por falar no jogo corrido, como falamos, o plano era passar a bola desde o início. No entanto, com a a liderança construída no placar, os Pats conseguiram algum sucesso correndo no segundo tempo e terminaram com a marca respeitável de 101 jardas terrestres.

Até Brandon Bolden participou da festa e conseguiu um touchdown, além de algumas boas corridas.

Para finalizar o ataque, não podemos esquecer de que o sucesso tanto do jogo aéreo quanto do terretre deve muito à belíssima atuação da linha ofensiva de New England.

A unidade foi quase perfeita. Nenhum sack cedido, dando tempo constantemente a Brady no pocket, e abrindo espaços para as corridas quando McDaniels resolveu chamá-las.

Divisional Round - Tennessee Titans v New England Patriots : News Photo
Todos os setores do ataque contribuíram para a ótima atuação (foto de Adam Glanzman/Getty Images)

Defesa

A defesa dos Patriots começou o jogo dando um susto na torcida.

Logo no início, os Titans orquestraram um belo drive de 95 jardas que contou com boas corridas tanto de Henry quanto de Mariota e belos passes, finalizando com o bonito touchdown no passe de Mariota para a recepção de uma mão de Corey Davis.

Antes mesmo de as cornetas começarem a soar, Matt Patricia arrumou a unidade, e dali para frente a defesa dos Patriots não deu absolutamente nenhuma chance ao ataque de Tennessee.

Todos os defensores atuaram muito bem, com exceção de Malcolm Butler, responsável pelos dois touchdowns dos Titans.

Se Butler sofreu um pouco, Gilmore, por outro lado, foi dominante, e anulou completamente os jogadores que tiveram o azar de correr rotas pelo seu setor.

Patrick Chung também fez um bom trabalho cobrindo o ótimo Delanie Walker. O tight end, que é um dos melhores da NFL na posição, teve apenas 49 jardas em recepções.

O trabalho da secundária foi bastante facilitado pela melhor performance do front 7 em toda a temporada 2017.

A começar pelo trabalho contra o jogo corrido. Os Titans simplesmente não conseguiram estabelecer as corridas, e assim a maior força da equipe de Tennessee foi logo neutralizada. Foram 65 jardas totais pelo chão.

Além disso, quando Mariota tentou lançar a bola, foi massacrado pelo pass rush dos Patriots.

A atuação foi tão boa que rendeu à defesa a melhor marca da história dos Patriots em sacks nos playoffs. Mariota foi derrubado nada menos que 8 vezes!

Essa atuação se torna ainda mais impressionante quando lembramos que os Titans possuem uma das melhores linha ofensivas da liga, o que anima para a sequência da pós-temporada.

Divisional Round - Tennessee Titans v New England Patriots : News Photo
A secundária dos Patriots fez um ótimo trabalho contra os recebedores dos Titans (foto de Jim Rogash/Getty Images).

Destaques

Tom Brady: 35/53, 337 jardas, 3 TDs.

Dion Lewis: 15 corridas para 62 jardas; 9 recepções para 79 jardas.

Danny Amendola: 11 recepções para 112 jardas.

Rob Gronkowski: 6 recepções, 81 jardas, 1 TD.

James White: 4 corridas, 11 jardas, 1 TD; 4 recepções, 29 jardas, 1 TD.

Defesa: dominou completamente o ataque dos Titans

Divisional Round - Tennessee Titans v New England Patriots : News Photo
Front 7 dos Patriots foi dominante: 8 sacks (foto de Elsa/Getty Images).

Com a vitória, os Patriots avançam para sua sétima final consecutiva da AFC. Não há palavras para descrever o domínio dessa equipe sob o comando de Bill Belichick e Tom Brady.

O adversário dos Patriots na final da conferência será o Jacksonville Jaguars, que venceu o Pittsburgh Steelers em um jogaço na tarde de domingo.

Não se iludam com a falta de tradição dos Jaguars, a equipe da Flórida possui simplesmente a melhor defesa da NFL em 2017 e um dos melhores ataques terrestres.

Traremos tudo sobre essa grande final de conferência durante a semana no Patriotas, fiquem ligados!

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.