Por que a defesa jogou melhor contra os Bucs

Defesa New England Patriots NFL 2017

Motivo de pesadelo para o torcedor Patriota, a defesa dos Patriots teve seu melhor jogo da temporada na última quinta-feira contra o Tampa Bay Buccaneers. E não foi ao acaso. Algumas mudanças feitas pelos treinadores, surgiram efeito imediato na partida.

Por que a defesa jogou melhor contra os Bucs

Não foi só impressão, a defesa realmente jogou melhor e os números mostram isso.

Até a semana 4, nossa secundária havia cedido 64% dos passes lançados para ela. Já na quinta-feira, esse número caiu para 51%.

E duas mudanças aconteceram exatamente neste setor.

Ajustes na defesa: Gilmore

Stephon Gilmore, que até esta partida estava cedendo várias jardas, sendo um dos principais jogadores com problemas de entendimento das jogadas e sofrendo em se acertar na comunicação com o resto da defesa, teve um ajuste na sua forma de atuar.

No jogo, Gilmore teve somente um papel, marcar Mike Evans. Não interessava onde o recebedor fosse, Stephon deveria ser sua sombra.

Desta forma, o CB não precisou se preocupar com mudanças nas jogadas e nem com motions antes do snap, o que vinha sendo motivo de trapalhadas em jogos anteriores (entenda em nossa análise em vídeo).

E isso gerou uma resposta imediata, já que Mike Evans, que chegou na partida com uma média de 75 jardas recebidas por jogo, terminou o confronto contra os Pats e Gilmore com apenas 49. Uma queda de 35% no rendimento do jogador e a pior marca dele no ano.

Ajustes na defesa: McCourty

Outro detalhe aconteceu na secundária, com Devin McCourty atuando mais como um free safety no jogo. Até esta partida, o nosso capitão estava trabalhando por diversas vezes perto da linha de scrimmage, função normalmente feita por Patrick Chung.

Neste jogo, Devin trabalhou em 78% dos snaps na lado contrário de Chung, fazendo assim uma função mais tradicional, tanto para ele quanto para Patrick.

O resultado apareceu visualmente e nos números, nem tanto para McCourty, que teve mais um bom jogo, mas muito para Chung.

Até a semana 4, Chung era o segundo jogador na secundária que mais cedeu passes, com 17% do total da unidade.

Contra os Bucs, este número caiu para 10%, além de todos percebermos o quão melhor o strong safety atuou, desviando 3 passes.

Ajustes na defesa: Hightower

Desde a aposentadoria de Ninkovich, Dont’a Hightower, que é excelente caçando quarterbacks, foi utilizado como outside linebacker, sendo na maioria das vezes alinhado praticamente como um defensive end.

E essa tentativa não entregou os resultados esperados, já que o jogador não conseguiu fazer grande diferença atuando desta forma.

Neste jogo, Matt Patricia utilizou Hightower mais como um ILB, sua posição original. Nas quatro primeiras semanas, quando em campo, Dont’a foi usado somente em 4% dos snaps desta forma. Já contra os Bucs, este número subiu para 34% das jogadas.

Ajustes na defesa: Van Noy

Com Hightower sendo usado como um DE quase que 100% das vezes, sobrou para Kyle Van Noy cuidar do meio do campo neste início de temporada e, como vimos, nem sempre da melhor maneira.

Ficou com o jogador também, a função de ouvir as jogadas da comissão técnica e passar para os companheiros durante os 4 primeiros jogos.

Na quinta-feira, durante o intervalo, o green dot (adesivo no capacete que informa quem está ouvindo os técnicos) foi dado a Hightower, que de volta ao meio do campo, pôde enxergar melhor o ataque e comandar as chamadas, algo que já possui experiência de temporadas atrás.


Vamos acompanhar e monitorar se esses ajustes vão se manter na defesa dos Patriots e se a qualidade do trabalho feito por eles, realmente será melhor contra outros próximos ataques.

Junte-se a mais de 13 mil torcedores brasileiros dos Pats em nossa página do facebook.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem 4 comentários

  1. Fico me perguntando se as mudanças do começo de temporada eram testes.. ou algo do tipo, porque não faz o menor sentido jogar o Hightower para OLB e fazer o Van Noy de ILB chamando jogadas… eram vários jogadores jogando fora de suas características como Richards de LB. E bastou 1 jogo, contra os Chiefs para ver que não dava certo nada disso. Muito estranho…

    1. Pois é Geraldo, a tentativa com Hightower até da para entender, mas as outras são bem estranhas realmente. Obrigado pela mensagem!

  2. Houve certo tempo atrás, a notícia que o Ninkovich poderia deixar a aposentadoria. Pelo visto não passou de boato correto?

    1. Correto Ricardo, mais nada saiu a respeito, ele deve continuar apenas ajudando a comissão técnica quando solicitado.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.