Quais razões levaram os Patriots a renovar com Cam Newton?

newton

Em uma notícia que surpreendeu muitos torcedores dos Patriots, o QB Cam Newton renovou seu contrato com New England por mais uma temporada, após ter sido o titular da equipe em 2020.

Portanto, para tentar explicar a renovação de Cam, trouxemos abaixo as possíveis razões para tal, bem como o que esperar dos Pats no decorrer da offseason em relação à posição de quarterback.

1 – O custo benefício

Embora inicialmente o valor de $14M tenha sido divulgado como o pactuado com Newton, a verdade é que apenas aproximadamente $5,5M contabilizarão no salary cap de 2021, de acordo com Miguel Benzan, do PatsCap.

Isso ocorre porque a maior parte do contrato de Newton é baseada em incentivos, ou seja, para Cam receber o montante máximo do acordo precisará alcançar metas como ser MVP, MVP do Super Bowl, Pro-Bowler, All-Pro, etc, o que é bastante improvável.

Portanto, o contrato é amplamente favorável a New England, que pagará um valor modesto no salary cap a um jogador que, independente do seu desempenho desapontante em 2020, era um dos melhores da posição disponível na free agency.

Assim, Newton não foi uma aposta de risco, pelo menos no viés financeiro, bem como continuará dando flexibilidade aos Pats de ir atrás de outro quarterback, sem ficar pressionado com o montante que será devido a Cam.

2 – A familiaridade com o sistema

Bill Belichick costuma dizer que a transição do primeiro para o segundo ano como jogador dos Patriots resulta em melhoras significativas para os jogadores, e com Newton não deve ser diferente.

Em entrevista recente, Cam revelou que teve dificuldade de se adaptar ao sistema em tão pouco tempo, ainda mais em uma offseason que basicamente não existiu por causa da pandemia, além de ter ficado de fora de algumas semanas na temporada regular por ter contraído covid-19.

Logo, essa familiaridade com o sistema certamente pesou favorável a Cam em comparação a outros quarterbacks free agents, como Alex Smith e Ryan Fitzpatrick.

3 – Um atrativo para atrair recebedores free agents

Indubitavelmente as posições de WR e TE vigoram entre as mais fracas dos Patriots nas últimas duas temporadas, e suplicam por reforços nessa free agency, a qual New England terá cerca de $50M disponíveis para gastar.

Entretanto, para conseguir vencer a concorrência alheia e assinar com os principais recebedores free agents, a situação na posição de quarterback costuma ser um diferencial, haja vista a relação direta entre ambos os setores.

Apesar de Cam Newton não ser o mesmo de 2015, quando faturou o prêmio de MVP, seu nome ainda é bastante reconhecido e respeitado ao redor da ligar, e inegavelmente tem um peso muito maior do que o de Jarrett Stidham e Jake Dolegala, os outros QBs sob contrato para 2021.

Assim, a renovação de Newton, ainda antes do início da free agency, pode ter tido também esse objetivo, que embora não tenha sido o primário, possivelmente foi levado em consideração.

E agora, já está definido que Cam Newton será o QB titular? Não, a busca continua!

Engana-se quem pensa que a posição de QB de New England já tem dono. Muito pelo contrário. Conforme informou Adam Schefter, a permanência de Newton não impedirá os Pats de continuar buscando um novo signal caller.

Como já era esperado, as opções na free agency são escassas, então o foco de New England deve ser o mercado de trocas, com Jimmy Garoppolo como principal foco, além do Draft, cujo o time precisaria subir no board para selecionar alguém do chamado Top 4 (Trevor Lawrence, Zach Wilson, Justin Fields e Trey Lance).

Em suma, a renovação de Cam Newton, apesar de frustrar uma parte da torcida, foi uma movimentação de baixo risco, no estilo Bill Belichick, que sabe que não pode se contentar apenas com o ex-MVP, mas que caso seus planos majoritários falhem, pelo menos ele terá alguém já familiarizado com o sistema e com mais chance de ter sucesso do que em 2020.


Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.