Rafael Belattini: Muito além de ganhar ou perder

Julian Edelman New England Patriots NFL Rafael Belattini

Na volta do “Bye” o New England Patriots reencontrou o caminho da vitória e garantiu a 19ª
temporada consecutiva com mais vitórias do que derrotas . Mas, sinceramente, está tudo bem lá para os lados do Foxboro Stadium?

Bom, o reencontro com o Philadelphia Eagles, algoz no Super Bowl LII terminou com um final mais feliz do que em 4 de fevereiro de 2018, mas o sentimento ficou bem dividido após o fim de tarde desde domingo.

Eu, que presenciei in loco o embate do ano passado no US Bank Stadium, senti que meus olhos sangrariam neste final de semana, e tive que me segurar para não cair no sono.
E para aqueles que gostam de repetir a velha história de que é melhor ganhar jogando mal do que perder jogando bem, eu garanto que estaria muito mais confiante se a derrota viesse com uma repetição da atuação do ataque em Minneapolis.

Foi divertido mesmo, Belichick?

“Parece que todo mundo se divertiu por aqui hoje e jogamos com muita energia, e era bom vir aqui e conquistar a vitória”, disse Bill Belichick depois do jogo.
É claro que a frase foi uma resposta para Lane Johnson, que disse não acreditar que os jogadores dos Patriots se divertiam jogando pela franquia. Claro que o mais divertido é ganhar, mas será que todo mundo realmente se divertiu?

Bom, acho que a defesa pode até ter saído de campo se sentindo bem novamente, cedendo apenas 10 pontos, conseguindo cinco sacks e permitindo apenas 81 jardas em 21 tentativas terrestres, além de 174 aéreas, deixando os Eagles em branco por todo o segundo tempo. Mas quando olhamos para o ataque, a situação parece completamente diferente. “Nós provavelmente poderíamos ter feito tudo melhor”, sentenciou Tom Brady ao ser perguntado sobre o que achou da exibição deste domingo.

O camisa 12 reconheceu, em entrevista ao The Greg Hill Show, que a força do time está na defesa e no time de especialistas.

Abrindo o playbook

A grande jogada do dia foi a conexão Edelman/Dorsett que resultou no único touchdown dos Patriots na partida. O camisa 11 segue com seu rating perfeito de 158,3 em temporadas regulares.

Ver Josh McDaniels soltar essa trick play do playbook pareceu uma medida desesperada, já que nas outras vezes que a equipe chegou na redzone, ou perto dela, teve que se contentar com um chute de Nick Folk.

São os velhos problemas que foram tantas vezes debatidos por aqui: Brady parece inseguro no pocket e erra passes curtos como nunca, a linha não consegue proteger, o jogo corrido é menos efetivo que o desejado, além de diversos problemas com recebedores.
A expectativa positiva para a próxima semana fica com a volta de Isaiah Wynn para a linha ofensiva, substituindo um dos piores jogadores que já vi atuar na linha de Dante Scarnecchia: Marshall Newhouse.

Desafios para a próxima semana

O calendário segue desafiador para New England, que nesta semana vai encarar o Dallas Cowboys em Foxboro. Ótima chance de vermos se a defesa realmente evoluiu contra o jogo corrido, já que Dak Prescott e Ezekiel Elliott prometem repetir o cenário de terror encontrado há duas semanas, em Baltimore.

Claro que o importante agora é garantir o descanso na primeira rodada dos playoffs, o mando de campo e, principalmente, garantir que os principais jogadores cheguem saudáveis em janeiro. Mas é mentira dizer que não esperamos ver um jogo melhor com a bola em mãos.

Para não dizer que não falei de Gronk…

Chegou a hora de ignorarmos qualquer notícia sobre um grande anúncio do ex-jogador certo? Primeiro foi o canabidiol e agora é uma festa na praia do ex-jogador. Isso mesmo, EX-jogador.


Rafael Belattini

Rafael Belattini é jornalista com passagem pela ESPN e cobertura de dois Super Bowls. No Patriotas, Belattini escreve sua coluna semanalmente para falar sobre o seu time do coração, o New England Patriots. Siga Rafael Belattini no twitter.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.