Raio X: Ataque dos Patriots na Red Zone em 2019

red zone New England Patriots

Estamos falando bastante sobre o desempenho do ataque dos Patriots nos últimos dias. Falamos bastante no Podcast Patriotas, inclusive sobre o desempenho da linha ofensiva. Comparamos os números deste ano com o começo do ano passado aqui e o Rafa Belattini falou sobre Brady em sua coluna. Mas, as críticas e análises são tantas, que resolvemos destrinchar ainda mais o desempenho ofensivo e um raio x das últimas 20 jardas do campo, a red zone, merece um destaque.

Red Zone: Aproveitamento nos passes

redzone1

Aqui já temos uma primeira e importante visão. Vemos que 2019 é bastante melhor do que os anos anteriores (desde 2014). No geral são 60,9% de aproveitamento nos passes de 2014 até 2018. 2019 entrega grandiosos 69,7%.

E não se engane achando que foram menos passes feitos do que o normal não. Até aqui Brady tentou 33 passes dentro da red zone e a média dos últimos anos (até a semana 6) são de 32,3 por temporada. Ou seja, praticamente o mesmo número.

Passes por posição

Aqui podemos ver como Brady distribuiu os passes nas 20 últimas jardas no histórico e comparar como vem soltando a bola até aqui em 2019.

redzone2

Na primeira tabela vemos o aproveitamento por posição, na primeira linha o histórico e na segunda o deste ano (para cada posição).

Nos 2 casos, WRs e RBs temos 2019 com aproveitamento melhor ou igual e sim, tight ends não dá nem para comparar já que Tom lançou somente 1 passe em 2019. O touchdown para Ryan Izzo.

Que é o que podemos ver na tabela dois. Quantos passes TB12 lançou em média para cada posição nas 6 primeiras semanas dos anos anteriores. Mais uma vez, vemos que os números não são diferentes (tirando TE). O que faz com que o aproveitamento realmente seja melhor em 2019.

Touchdowns lançados

redzone3

Aqui é onde sentimos a primeira queda de verdade em comparação aos anos anteriores. 2019 tem 8 touchdowns lançados e fica como 5 melhor marca dos 6 anos analisados.

Somente 2018 teve desempenho pior (bem pior) com 6,75 TDs em 6 jogos.

Interessante que vemos 2015 como melhor média dos touchdowns lançados e é também a melhor média de aproveitamento dos anos anteriores (primeira tabela deste texto). O que mostra que em 2015 Brady acertou passes e marcou pontos. Mas em 2019 Brady acerta mais passes, porém não converte tantos pontos como fez em 2015.

Red Zone: Jogo corrido

redzone4

Aqui o ponto onde a grande maioria da torcida está reclamando e como vimos nas análises anteriores tem sim uma queda. O jogo corrido.

Porém correndo com a bola na red zone, os Patriots estão melhores do que os anos anteriores. Na primeira tabela, vemos que foram 33 corridas em 6 jogos nesta temporada. Na média do passado, foram 31,4. Ou seja, somente 1,6 corridas a mais nos 6 primeiros jogos.

Na segunda tabela, vemos o que essas corridas produziram e 2019 tem 9 touchdowns em 6 jogos, número bem melhor do que qualquer um dos cinco anos analisados.


Vemos então que apesar de parecer muito ruim, o ataque dos Patriots na red zone é muito parecido com o que foi produzido nos últimos 5 anos. O que reforça ainda mais a nossa tese de que Brady e os jogadores ofensivos ainda vão evoluir em 2019. Sempre foi assim!

Nós falamos disso e muito mais toda semana no Podcast Patriotas, que você pode ouvir gratuitamente em seu celular, tablet ou computador direto pelo Spotify!

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.