Raio X: Leonard Fournette dos Jaguars

Raio X : Leonard Fournette

A final da AFC está a cada dia mais perto de acontecer e como mostramos aqui, o ataque dos Jaguars se baseia no jogo corrido do bom novato running back Leonard Fournette. Hora mais do que perfeita então, para entendermos como as corridas do rookie acontecem e tentar prever como a defesa de New England poderá se proteger no domingo.

Raio X: Leonard Fournette dos Jaguars

Leonard Fournette teve em sua temporada regular de estreia 1.040 jardas conquistadas em 13 jogos que participou.

Sua média de jardas por partida é de 80 (no podcast dissemos ser 65, erro nosso!) e o running back tem boas 3,9 jardas de média por tentativa.

Jacksonville usa o rookie como base de seu jogo. Percebemos isso quando vemos que Leonard possui 20,6 corridas de média por partida, número alto se compararmos com Dion Lewis por exemplo, que teve 11,2 de média.

Para entermos melhor como Leonard Fournette atua, vamos dividir esta análise pelos downs e gaps em que as corridas acontecem, já que existe uma grande mudança no padrão de atuação do ataque de Blake Bortles.

Corridas em Primeira descida

Definitivamente o foco das corridas com o RB são em primeiras descidas. O jogador teve 59,2% das suas tentativas em toda a temporada acontecendo no primeiro down.

Raio X : Leonard Fournette

Como vemos na tabela, o foco de Fournette é pelo meio, mais especificamente com as corridas acontecendo nas costas do Center.

Foram 37,8% das tentativas de primeiro down nesta forma, sendo 42,2% das jardas conquistas por aí também.

Se juntarmos as corridas no interior da OL, ou seja, entre o guard esquerdo, center e guard direito, temos 62,8% das corridas do running back em primeiro down. Malcom Brown, Alan Branch, Lawerence Guy e Adam Butler, terão trabalho neste domingo!

Corridas em Segunda descida

Aqui o número de tentativas é menor, mas ainda considerável. Foram 35% das tentativas no ano, acontecendo no segundo down.

Raio X : Leonard Fournette

E novamente o padrão se repete com o Center sendo o principal bloqueador. Na verdade, o número é ainda maior do que no primeiro down, subindo para 39,2% das corridas. A porcentagem de jardas conquistadas é um pouco menor e vemos um crescimento no lado esquerdo da linha ofensiva.

Atenção para as 6,8 jardas de média conquistadas no left end, corrida onde a nossa defesa apresentou dificuldades durante a temporada.

Corridas em Terceira e Quarta descida

Curiosamente, Jacksonville usa muito pouco o seu principal jogador ofensivo em situações de terceira e quarta descidas. Somando as duas situações, foram somente 5,7% das corridas de Fournette na temporada regular.

Raio X : Leonard Fournette

O padrão se mantém com o foco das corridas acontecendo no meio atrás do Center e podemos verificar uma média de jardas de 30,3 no terceiro down, atrás do Left Tackle.

Porém não é algo que podemos utilizar como uma estatística confiável, já que foram somente 3 corridas nesta situação durante os 13 jogos, ou seja, Fournette teve uma boa e longa corrida por ali que inflou os números.


Foco no primeiro down com corridas acontecendo no interior da linha ofensiva. Este é o padrão encontrado no Raio X do running back dos Jaguars Leonard Fournette.

Veremos domingo se isso vai se manter e como o front seven de New England estará preparado para limitar o principal jogador do ataque de Jacksonville.

Assista análises em vídeo dos nossos jogadores e adversários na coluna De Dentro do Campo.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem um comentário

  1. Não podemos ficar desatentos ao LT do Jaguars, Cam Robinson apesar de calouro pouca badalado, tras muita experiencia do College, participando grandes jogos lá. Na minha opinião é um dos LT mais fortes fisicamente da liga, ele consegue mover praticamente qualquer DE.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.