RaioX da linha ofensiva dos Patriots

Linha Ofensiva dos Patriots

Quando esta temporada estava para se iniciar, um dos bons motivos que tínhamos em mente, era que a linha ofensiva dos Patriots iria se manter com os mesmos jogadores, projetando assim, um ano ainda melhor do que em 2016.

Nate Solder, Joe Thuney, David Andrews, Shaq Mason e Marcus Cannon fizeram uma temporada regular muito boa ano passado, terminando os 16 jogos com 15 sacks sofridos em Brady, sendo a melhor marca na carreira do quarterback.

Porém, hoje o que vemos, é um festival de pancadas em Tom e uma projeção assustadora de 51 sacks ao final deste ano. Número que seria o pior disparado na carreira de Tom.

Raio X da linha ofensiva dos Patriots

Vamos analisar então, não só os sacks cedidos, mas três outros quesitos que interferem diretamente no jogo de Brady e entender como se comporta a linha ofensiva dos Patriots em 2017.

Pressão

Raiox Linha Ofensiva dos Patriots : PressãoAté agora, a defesa adversária gerou 78 pressões em Brady. Sendo o lado esquerdo da OL o mais problemático, com Solder e Thuney os maiores responsáveis com 23% e 21.8% respectivamente.

Hurries

Raiox Linha Ofensiva dos Patriots : HurriesQuando a pressão é alta e Brady precisa correr ou lançar antes do esperado, o chamado hurry acontece.
Após esses 5 jogos, TB12 precisou usar deste artifício por 48 vezes, sendo novamente o lado esquerdo, junto com Andrews, responsáveis por 69% dos hurries.

Hits

Raiox Linha Ofensiva dos Patriots : HitsÀs vezes não tem como e Tom acaba sendo tocado pelo adversário. Quando isso acontece, sem a jogada terminar em um sack, ocorre o hit. Em 2017 foram 18 hits.
Nos números, vemos novamente a dupla do lado esquerdo ser a grande responsável. Thuney foi o que mais cedeu (27.7%) e Solder o segundo pior com 22.2%.

Sacks

Raiox Linha Ofensiva dos Patriots : SacksAqui, o único momento em que o lado esquerdo não é o grande vilão da linha ofensiva dos Patriots, sendo Marcus Cannon o jogador que mais cedeu sacks na temporada de New England.
Empatado com ele, vemos o cover sack, que acontece não por falha de um bloqueador, mas sim quando a defesa faz uma boa marcação dos recebedores e gera muito tempo para alguém do front 7 chegar no QB.

Tempo x Sacks

O nosso leitor Geraldo Neto comentou aqui no site, que uma das razões da má atuação da OL poderia ser pela falta de Edelman e a característica dos nossos recebedores esse ano, que tendem a correr rotas mais longas, fazendo com que Brady ficasse mais tempo com a bola na mão e automaticamente fazendo o trabalho dos bloqueadores mais difícil.
Vamos então olhar quanto tempo Brady demora para lançar em 2017:

Raiox Linha Ofensiva dos Patriots : Tempo Brady

Como vimos, o Geraldo tem razão, já que estes 2.67 segundos, são a maior média de Brady desde 2012. Portanto sim, o esquema do ataque deste ano, força isso acontecer.
Porém, quando analisamos essa tabela melhor, vemos que em 2015, ano em que Tom ficou menos tempo com a bola na mão (2.26s), ele sofreu 38 sacks, sendo a segunda pior marca desde 2012.
Então, não temos como dizer que o tempo é o grande responsável por tanta pressão em Tom. Ele ajuda sim, mas não existe um padrão na carreira de TB12, que comprova que o tempo com a bola se equivale a quantidade de sacks sofridos.


A linha ofensiva dos Patriots inteira sofre, seja nas extremidades, no interior, seja em hits, hurries ou sacks. O único jogador que possui até aqui uma atuação razoável, é surpreendentemente, o dono do pior desempenho de 2016 na OL, Shaq Mason.
Definitivamente não existe somente um problema para o desempenho dos nossos bloqueadores. Dante Scarnecchia tem muito trabalho a ser feito!

Notícias em tempo real e em português, você recebe seguindo o Patriotas no twitter.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem um comentário

  1. Meus temores com essa linha ofensiva só pioram quando eu lembro quem foi a capa do Madden esse ano!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.