Rob Gronkowski e os alvos de Tom Brady

Rob Gronkowski é um jogador capaz de transformar qualquer ataque na NFL. Sua rara combinação de tamanho, força e inteligência o transformam em um jogador de valor inestimável para o New England Patriots.

Basta uma rápida olhada para o que aconteceu nas temporadas passadas em que Gronk perdeu jogos por contusão para se ter uma ideia das dimensões que ele traz para o ataque.

Muitas vezes o impacto causado nos jogos, bem como sua pouca idade, desviam nosso foco de um fato impressionante: Rob Gronkowski já é o 5º alvo favorito de Tom Brady em sua história como quarterback na NFL.

Rob Gronkowski e os alvos de Tom Brady.

Não é fácil ganhar a confiança de Tom Brady em campo sendo um de seus recebedores. Vários jogadores de nome e talento já passaram por New England e falharam em atingir nos jogos a expectativa sobre eles criada.

Como sabemos, o ataque dos Patriots é bastante complexo. Aos jogadores não é suficiente saber as rotas. É necessário conhecer uma infindável lista de variações dessas mesmas rotas, que devem ou não ser aplicadas de acordo com o que as defesas adversárias apresentarem.

Isso mostra como é especial o fato de que Rob Gronkowski, com apenas 26 anos de idade, já é o 5º alvo favorito de Tom Brady em sua história.

Eis os cinco jogadores com mais recepções de passes de Tom Brady (usamos o número de jogos de temporada regular):

  1. Wes Welker (563 recepções em 78 jogos)
  2. Deion Branch (328 recepções em 89 jogos)
  3. Troy Brown (323 recepções em 84 jogos)
  4. Kevin Faulk (310 recepções em 117 jogos)
  5. Rob Gronkowski (307 recepções em 65 jogos)

Além de já ser o 5º na lista, Gronk é o jogador que chegou mais rapidamente à marca de 300 recepções em passes de Tom Brady com exceção de Wes Welker.

É realista imaginar que, caso se mantenha saudável, Rob Gronkowski ocupará o segundo lugar nessa lista ao final da temporada 2015. Seria uma conquista impressionante, considerando-se que Gronk a alcançaria com apenas 26 anos de idade.

Rob Gronkowski

Outros jogadores que fazem parte do atual elenco dos Patriots conseguiram entrar no “top 20” dos recebedores de Tom Brady: Julian Edelman (6º com 257 recepções); Danny Amendola (16º com 75 recepções) e Brandon LaFell (18º com 70 recepções).

Por falar no grupo de recebedores dos Patriots, a temporada de 2015 pode ser ainda melhor que a de 2014 em termos do desempenho ofensivo do ataque, já que pela primeira vez nos últimos anos os Patriots conseguiram manter seu corpo de recebedores.

Confira os grupos de wide receivers dos Patriots nos últimos anos:

2012 2013 2014 2015
Wes Welker Julian Edelman Julian Edelman Julian Edelman
Matthew Slater Matthew Slater Matthew Slater Matthew Slater
Brandon Lloyd Danny Amendola Danny Amendola Danny Amendola
Deion Branch Aaron Dobson Brandon LaFell Brandon LaFell
Kamar Aiken Kenbrell Thompkins Brian Tyms Brian Tyms
Julian Edelman Austin Collie Josh Boyce Josh Boyce
Josh Boyce Brandon Gibson

Alguns jogadores que não entraram nessa lista participaram do time em algum momento durante as temporadas, mas decidimos incluir apenas os mais relevantes. Além disso, o roster da temporada 2015 ainda não é definitivo, e alguns dos nomes que incluímos podem vir a ser cortados.

Não obstante, percebe-se da leitura da tabela que a transição mais tranquila nos últimos anos se deu da temporada passada para cá, onde todos os wide receivers foram mantidos.

Isso significa que, pelo menos em tese, o entrosamento entre Tom Brady e seus alvos no início da temporada será maior que no início da temporada 2014.

Tomemos como exemplo Brandon LaFell. O wide receiver sofreu no início da temporada passada, demorando até se sentir confortável no ataque e ganhar a confiança de Brady.

A partir da metade da temporada 2014, LaFell encaixou no ataque, e se tornou uma das principais peças ofensivas dos Patriots.

Assim, é possível que o ataque dos Patriots comece a temporada 2015 em nível próximo ao do final da temporada passada, quando conquistamos o Super Bowl.

Não podemos deixar de incluir o nosso grupo de tight ends. Além de contarmos com o espetacular Gronk, reforçamos a posição com Scott Chandler.

Com a manutenção de seus principais recebedores, o ataque dos Patriots promete ser produtivo desde o início da temporada 2015.

edelman-amendola
Os principais recebedores de Tom Brady em 2014 estarão de volta na temporada 2015.

P.S.: a manutenção dos recebedores vai ajudar o ataque ainda que a suspensão de Tom Brady seja mantida. Caso continue fora das quatro primeiras semanas, Brady perderá importantes snaps nos treinos para Jimmy Garoppolo. Assim, se o grupo de recebedores não fosse o mesmo da temporada passada, teríamos um período de adaptação durante a temporada, quando Brady voltar da suspensão.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem 8 comentários

  1. Matéria muito legal… Sou fan dessa dupla, ou melhor, trio incluindo o Julian Edelman e com certeza nos trarão muitas alegrias nas próximas temporadas.

    1. Nós também somos Emanoel! o/
      Obrigado pela mensagem!

  2. Galera ontem tive onprivilégio de assistir ao vivo o jogo do patriots x jets no met life stadium. Depois se vcs quiserem posso escrever uma matéria de como foi a experiência desde a compra do ingresso até o jogo!!! Tenho fotos video do touchdown do gronk

    Abraços

  3. Pelo oq está sendo dito sobre os OTA’s dos pats o Dobson tem tido um bom desempenho,será q ele pode se fixar como a ameça vertical desse ataque?acha ele tem potencial pra isso?

    1. Com certeza, ainda mais com o LaFell não participando. So esperamos que ele permaneça saudável, tem sido difícil nestes 2 anos. Além disso, há o problema dos drops. Eu acho que ele pode se estabelecer sim, ainda mais de LaFell pedir muito ano que vem.

  4. Matéria legal mesmo, também sou muito fã do Gronk. Tanto dentro de campo quanto fora, ele tem uma energia e carisma incriveis.

    1. Muito Obrigado Lea! 🙂

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.