Algumas considerações sobre a secundária dos Patriots

Patriots secundária

Há alguns dias, publicamos um texto sobre o pass rush dos Patriots e sua avaliação pelo Pro Football Focus, o PFF.

Desta vez, o site americano resolveu avaliar e comparar as secundárias da liga, e a de New England ficou próxima à metade da lista.

O que podemos esperar, então, da secundária dos Pats?

Algumas considerações sobre a secundária dos Patriots

Como dissemos, o PFF divulgou seu ranking das 32 secundárias da liga.

Em comparação com a lista anterior, do pass rush, os Patriots tiveram uma significativa melhora, ficando na 13ª colocação. Na frente dos Pats, vimos Jaguars, Chargers, Rams, Ravens, Falcons, Vikings, Bills, Saints, Titans, Broncos, 49ers e Lions.

Também começamos os questionamentos pela disposição dos jogadores pelo PFF. A secundária titular foi prevista com: Stephon Gilmore e Jason McCourty como cornerbacks; Devin McCourty e Duron Harmon como safeties; e Patrick Chung como nickel cornerback.

Apesar de Chung ser um jogador bastante versátil, atuando diversas vezes como corner, não parece correto listar a secundária titular com esse jogador em alguma posição que não seja de safety.

De qualquer forma, analisando os nomes citados, não nos parece uma secundária ruim, e a 13ª posição no ranking (na primeira metade da liga) não gera muita revolta.

Dos jogadores citados, as principais dúvidas sugeridas pelo PFF dizem respeito a Jason McCourty.

O irmão de D-Mac, apesar de ter a segunda melhor nota na temporada 2017 entre os listados dos Pats (atrás apenas de Gilmore), gerou dúvidas por, na opinião do PFF, não atuar bem em man coverage.

Os avaliadores entenderam que Jason teve três anos ruins em um esquema nos Titans que priorizava marcação homem a homem, enquanto a força do cornerback estaria na marcação por zona.

Se concordarmos com esse entendimento, Jason poderá ter problemas em New England. Como sabemos, a defesa de Belichick e Matt Patricia dos últimos anos exigia que os corners trabalhassem bastante em man coverage.

Vale a pena mudar o esquema para melhor encaixar Jason McCourty?

O PFF não tratou em detalhes em sua análise, mas não podemos deixar de lado um fator que desperta curiosidade nos torcedores: qual será o tamanho da falta que fará Malcolm Butler.

Se o último Super Bowl for algum indicativo, os Patriots terão problemas, a menos que Jason consiga substituir à altura o herói do título de 2014.

Após algumas dúvidas levantadas acima, chamamos a atenção para um elemnto que pode fazer a secundária se recuperar dos problemas da última temporada: o irmão de Jason, Devin McCourty.

D-Mac é um dos melhores safeties da NFL. No entanto, o jogador não teve em 2017 seu melhor ano, não conseguindo repetir as atuações dos anos anteriores.

Quando em seu melhor, McCourty é um safety que cobre o campo de uma lateral à outra. Com instintos apurados, o jogador já cansou de mostrar que é um porto seguro na última linha de defesa.

Por fim, ainda que não integre a secundária, um elemento que pode ajudar a unidade é o novo pass rush dos Patriots.

Ainda é cedo, mas há grandes esperanças de que o front 7, contando entre outros com a adição de Adrian Clayborn e o retorno de Derek Rivers, possa jogar em 2018 em um patamar superior ao da última temporada.

A lógica do futebol americano é clara no sentido de que quanto melhor o pass rush, menos trabalho tem a secundária.

No training camp, Eric Rowe vem formando dupla titular com Gilmore e se destacando. Além dele, o draftado Duke Dawson está constantemente sendo escalado como nickel cornerback titular.

A pré-temporada, que se inicia para os Pats nesta quinta-feira, contra Washington, será interessante para acompanhar o desempenhos desses jogadores, além de outros não tão conhecidos, como Keion Crossen, Ryan Lewis e JC Jackson.

Esperamos que a unidade, por fatores internos e pela esperada ajuda do pass rush, consiga apagar a imagem deixada no Super Bowl LII.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.