Possivelmente todo torcedor Patriota já escutou a frase: “Bill Belichick valoriza muito os special teams”. Em 2018, no entanto, a unidade dos Pats não vem rendendo o esperado. Veja:
Special Teams dos Pats vivem momento atípico na Era Belichick
Desde o início da temporada regular, uma das mudanças mais sentidas ao ver um jogo de New England é a piora na cobertura de kickoffs e punts da equipe, o que vem gerando uma surpresa para os analistas e fãs da franquia, afinal, Belichick sempre valorizou muito os times especiais.
Durante a offseason, os Patriots sofreram algumas perdas no setor: Johnson Bademosi foi para Houston e Brandon Bolden e Marquis Flowers não sobreviveram aos cortes finais. Além deles, Ray Ventrone – assistente dos special teams da equipe por 3 temporadas – foi para os Colts.
Curiosamente, o time só trouxe Cordarrelle Patterson de reposição, já na comissão técnica Cameron Achord assumiu a vaga deixada por Ventrone.
Assim, após 10 semanas de temporada regular disputadas, os STs de New England, no que tange às coberturas nos chutes, piorou expressivamente. Confira abaixo o ranking dos Patriots na média do começo de campanha dos oponentes:

Portanto, enquanto em 2016 e 2017 os Patriots foram o time que mais fazia o adversário começar de costas para parede, nesta temporada atual o quadro se inverteu: os comandados de Bill são apenas o 28°, ou seja, o 5° pior da NFL.
Essa estatística assusta ainda mais quando vemos que, desde 2005, a pior posição dos Pats tinha sido a 6ª melhor da liga. Logo, 2018 mostra-se como um ano completamente atípico na Era Belichick.
Ciente dessa deterioração, o head coach do time comentou o assunto com a imprensa:
Belichick disse que as novas regras de kickoffs são "relevantes" e eliminaram algumas coisas que as equipes podem fazer em termos de cobertura, mas ele acredita que o alto número de erros dos Patriots não é resultado de mudanças nas regras. “Estamos com problemas“
— Patriotas #87 (@nepatriotas) November 14, 2018
Visando uma evolução, New England contratou nesta quarta-feira (14) o veterano LB Ramon Humber, que vinha sendo usado como special teamer pelos Bills e tem 77 tackles no setor em toda sua carreira. Vale ressaltar que na semana passada o time também trouxe outro jogador para os STs: Albert McClellan, ex-Ravens.
Com certeza, Belichick não está nada satisfeito com o desempenho da unidade que tanto preza. Na volta da bye week, veremos se as melhorias necessárias foram feitas.