Stephen Gostkowski é motivo de preocupação nos Patriots?

Stephen Gostkowski chutando

O kicker Stephen Gostkowski tem sido motivo de insatisfação para alguns torcedores dos Patriots.

Stephen Gostkowski é motivo de preocupação nos Patriots?

Três jogos de pré-temporada 2019 do New England Patriots. Três erros de Stephen Gostkowski chutando field goals.

E logo já surgem os questionamentos de “o que está acontecendo com Gostkowski?”, “Por que não trouxeram um kicker para haver uma competição entre Stephen Gostkowski e um segundo jogador?”, “Gostkowski ainda é confiável?”

Pois bem. Stephen Gostkowski, apesar dos erros, ainda é confiável em sua posição e a comissão técnica tem consciência disso.

Além disso, olhando para os números da carreira de Gostkowski e pela regularidade que o jogador apresentou ao longo dos anos, não há no mercado um kicker com qualidades melhores que as do jogador dos Patriots.

Bola Futebol Americano New England Patriots NFL

Números de Stephen Gostkowski

Em 2018, Gostko teve uma temporada sólida, tendo jogado 19 partidas, sendo 16 da temporada regular, 2 nos playoffs e o Super Bowl LIII.

Na temporada regular, foram 27 de 32 field goals acertados (84,4%), 49 de 50 extra points (98,0%), 50 de 93 touchbacks (53,8%).

Na pós temporada os dados são de 5 de 6 field goals acertados (83,3%), 10 de 10 extra points (100%), 6 de 18 touchbacks (33,3%).

Stephen Gostkowski chutando
Stephen Gotskowski no Super Bowl LIII.
Créditos: Kevin C. Cox/Getty Images

Gostkowski teve uma das melhores médias de chutes de extra points na última temporada, a título de comparação, quem também errou um XP na última temporada foi o kicker do Batimore Ravens e um dos melhores kickers da NFL, Justin Tucker. E Tucker nunca havia perdido um XP na carreira…

Em contrapartida, os erros de field goal de Stephen Gostkowski o colocam atrás nas estatísticas e ele terminou o ano como o 10º field goal kicker nas estatísticas da NFL.com.

Ainda assim, o kicker não deve ser motivo de preocupação para o New England Patriots. Explico. Stephen Gostkowski está nos Patriots desde 2006, e em toda a sua carreira, sua média de aproveitamento é de 87.4% para field goals e 98.9% para extra points, números que são expressivos para a posição.

Noutro giro, o jornalista Alex Barth trouxe dados interessantes a respeito de Gostkowski quando do questionamento se os Patirots não deveriam trazer outro kicker para o elenco. A média de aproveitamento de Stephen Gostkowski com relação aos kickers que entraram na NFL desde 2015 é maior do que a média geral dos jogadores:

Mesmo com os erros, Stephen Gostkowski ainda é confiável.

O problema com relação a Gostkowski são os momentos nos quais o kicker erra. No último Super Bowl, Gostko errou o primeiro chute de field goal. E nenhum torcedor dos Patriots esquece o extra point errado na final de Conferência de 2015 lá no Mile High, partida onde o ponto fez falta no resultado final.

Na pré-temporada foram três erros cometidos: um FG de 37 jardas na partida contra os Lions, um FG de 40 jardas na partida contra os Titans e um FG de 43 jardas na partida contra os Panthers.

Nas duas últimas partidas, o punter Jake Bailey foi o holder de Gostkowski nos FG’s, e na última partida o rookie não posicionou a bola de maneira correta, o que fez com que o chute não fosse bom e a bola foi muito para o lado esquerdo do Y.

E respondendo à pergunta do começo da matéria: não, Stephen Gostkowski ainda não é motivo de preocupação para ser substituído no time, mas precisa se acertar com Jake Bailey e também calibrar o chute um pouco mais para a direita. Rs

Estamos sempre atualizados com as notícias mais recentes sobre os Patriots em nosso Twitter e Instagram.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem 3 comentários

  1. Lembrando que ele também errou FG no SBT LI, nos forçando a conseguir conversões de 2 pontos para recuperar.

  2. Depois daquele jogo contra os Broncos na AFC Championship de 2015 quando ele errou um extra point, ele nunca mais foi o mesmo jogador, ele era o melhor kicker da NFL junto com Justin Tucker, ganhamos jogos naquele ano por causa dele. Acredito que isso seja uma grande má fase…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.