Tamanho de Gronk atrai lesões

Rob Gronkowski é um monstro, isso já ficou claro para quem acompanha a NFL. Com 1,98 m de altura e 120 kg, Gronk tem um conjunto de atributos físicos que o tornam talvez a mais poderosa arma ofensiva de toda a liga, bem como transformam o ataque do New England Patriots.

No entanto, as mesmas características que fazem de Gronk uma “besta”, o deixam mais vulnerável a lesões.

Tamanho de Gronk atrai lesões

Mike Reiss, possivelmente o melhor repórter a cobrir os Patriots, recentemente entrevistou Mark Bavaro, ex-tight end do New York Giants e um dos preferidos de Bill Belichick entre os que já jogaram na posição.

Bavaro reconhece que Gronk é único, e que exatamente por isso seu jogo o deixa mais suscetível a lesões:

Não há ninguém como ele, só por conta do tamanho. Você não vê tight ends tão grandes conseguirem se mover como ele. Então o único jeito de fazer o tackle é ir baixo. Não é sujo. É só uma questão de sobrevivência. O que mais eles podem fazer? Você não consegue derrubá-lo indo no alto. E eles podem até se machucar se forem, então não há opção a não ser ir baixo, nos tornozelos e joelhos. Então ocasionalmente quando eles atingem os joelhos você se machuca.”

Já vimos isso acontecer, com mais ou menos gravidade, como contra os Browns em 2013 e contra os Broncos, nesta temporada.

Segundo Bavaro, o tamanho de Gronk aumenta essa chance.

Normalmente os jogadores são um pouco mais compactos. Ele não é, então quando ele é atingido, as partes que são atingidas se movem e as outras partes não se movem. O joelho vai em uma direção, o resto do corpo fica parado.”

A preocupação com os joelhos de Gronk veio à tona mais uma vez quando Chris Harris Jr., cornerback do Denver Broncos, disse que o melhor jeito de derrubar Gronk é ir nos joelhos.

O próprio Gronk não acrescentou à polêmica em sua entrevista coletiva:

É parte do jogo. Eles não estão fazendo nada ilegal. Eu apenas tenho que ter consciência disso, talvez melhorar meu jogo um pouco.”

Quando olhamos o retrospecto de Gronk, entendemos o que se passa na cabeça dos defensores quando tentam “tacklea-lo” nas pernas. Desde que Gronk entrou na liga em 2010, ele lidera a NFL com 1.198 jardas após o primeiro contato. Para termos uma ideia, o próximo tight end na lista, Jimmy Graham, tem 674.

Além disso, desde 2010, Gronk tem 20 recepções com pelo menos 10 jardas após o primeiro contato, e 78 recepções com pelo menos 10 jardas após a recepção.

Gronk
Tentar “tacklear” Gronk no alto é pedir para ganhar um passeio.

O “pacote Gronk” tem características que fazem do jogador uma força quase imparável. É óbvio que nenhum torcedor dos Patriots gosta de ver seu tight end ser atingido nas pernas. No entanto, os próprios jogadores da posição, tanto atuais quanto aposentados, concordam que não resta alternativa aos defensores diante da diferença de tamanho.

Eu não acho que há algo que você possa fazer para evitar isso. Às vezes você simplesmente tem que ter sorte”, finalizou Bavaro.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.