Pela Semana 13 da temporada regular, tivemos Patriots x Chargers, na primeira de duas partidas seguidas que os Pats terão em Los Angeles.
E nem o torcedor mais otimista contava com uma vitória dos Patriots por 45×0.
A seguir, confira uma breve análise da partida.
Tatidown Semana 13: Patriots x Chargers
Olá Patriotas!
Não, isso não foi um treinamento! O New England Patriots realmente venceu o Los Angeles Chargers por incríveis 45 pontos e sem permitir que o ataque adversário chegasse na end zone.
A partida já começou diferente do habitual para os Pats. Perdendo no cara-ou-coroa, começou com o ataque em campo e, 13 jogadas e 75 jardas depois, Cam Newton voou para o touchdown.
Contudo, apesar do ataque ter jogado relativamente bem, os destaques desta vitória ficaram por conta da defesa e do special teams.
Pass rush efetivo para o calouro do ano
Talvez o matchup principal de Patriots x Chargers fosse esse, a defesa dos Patriots enfrentando o forte candidato ao prêmio de rookie of the year, Justin Herbert.
E o confronto não decepcionou, ao menos para o torcedor do New England Patriots.
Mais uma vez, Adam Butler liderou esse pass rush. O DT teve 3 tackles solo, 1 tackle para a perda de jardas, 5 pressões, 1 sack, 1 QB hit e um passe desviado. Lawrence Guy também teve uma boa partida, com 2 tackles solo, 1 tackle para a perda de jardas, 1 sack e 1 QB hit. O outro sack em Herbert ficou na conta de Deatrich Wise Jr.
Quem também auxiliou na pressão Chase Winovich, que junto de Josh Uche deu trabalho para a linha ofensiva dos Chargers, além de ter conseguido interceptar Justin Herbert:
Point break.@wino INT!!
— New England Patriots (@Patriots) December 6, 2020
📺: @NFLonCBS pic.twitter.com/fTAQTDnuFk
O safety Adrian Phillips, que enfrentava o seu antigo time, tem atuado muito no box e, nessa partida, liderou a defesa em tackles: 12 totais, 7 solo; Phillips ainda atuou na cobertura e desviou um passe.
Falando em cobertura, temos na equipe dois cornerbacks muito bons: Stephon Gilmore e J.C. Jackson. Jackson permitiu 1/3 passes para 7 jardas e conseguiu uma interceptação. Infelizmente J.C. lesionou o joelho na partida e deve ter sua participação limitada nos treinos para a partida do Thursday Night Football.
Stephon Gilmore honrou o seu posto de CB1 e teve a missão de cobrir o ótimo Keenan Allen. Gilmore cedeu 2 de 5 passes para 27 jardas e 1 passe desviado.
A defesa foi uma unidade fundamental na partida. Nas duas vezes em que o ataque dos Chargers tentou se aproximar da end zone, a defesa parou o adversário e forçou o field goal. Ter essa unidade colaborando de maneira tão efetiva proporciona outra cara para o time e aqui, muito mérito da comissão técnica.
Belichick e companhia trabalharam de maneira magistral para anular o ataque do time de Anthony Lynn.
Special Teams jogou o fino
A despeito da grande partida da defesa, outra unidade foi fundamental e ditou a vitória em Patriots x Chargers: o special teams.
Que o special teams é a menina dos olhos de Belichick todos já sabemos, mas nessa temporada, além dos bons punts de Jake Bailey e da regularidade conquistada por Nick Folk, os retornadores estavam deixando a desejar.
Gunner Olszewski estava fazendo uma temporada abaixo da média. Atuando como retornador tanto de punts quanto de kickoffs, o receiver não conseguia deixar o ataque dos Patriots em posições boas no campo.
Porém, chegou Donte Moncrief e, foi a melhor coisa que aconteceu para Olszewski. Moncrief passou a retornar kickoffs e mostrou que pode auxiliar muito bem o time nisso. Mas com uma partida sem o adversário pontuar, ficou por conta de Olszewski retornar os punts, e que retornos!
Se na semana passada a falta cometida por Anfernee Jennings impediu que Gunner brilhasse, nessa partida foi muito diferente. Olszewski retornou um punt para 70 jardas que terminou em touchdown:
Gunner wanted that punt return TD.@Gunnerolszewsk1 | #GoPats
— New England Patriots (@Patriots) December 6, 2020
📺: @NFLonCBS pic.twitter.com/m44GxKTz77
Ainda, no último quarto, Gunner conseguiu um retorno de punt de 61 jardas e, jogando no ataque, recebeu um passe para TD de Jarrett Stidham.
Outro grande momento do special teams foi o bloqueio de field goal. Na última chance que os Chargers tiveram de pontuar na partida, com o relógio zerado no segundo quarto, o kicker Michael Badgley foi para o fiel goal, mas teve seu chute bloqueado por Cody Davis.
O melhor foi Devin McCourty recuperando a bola e marcando o touchdown:
This angle of the FG block TD is 💯@CodyDavis | @McCourtyTwins pic.twitter.com/Zs2FellaoT
— New England Patriots (@Patriots) December 7, 2020
Cautela para o Thursday Night Football
Ao meu ver, curtindo a vontade essa bela vitória dos Patriots, o momento é de segurar a emoção e curtir uma partida por vez.
O cenário para os playoffs é complicado, pois além de depender de vitórias, depende de combinações de resultados de outras equipes.
Para a próxima partida, a semana é mais curta e longe de casa, pois os Pats enfrentam os Rams no Thursday Night Football. E com jogadores importantes limitados, toda cautela é pouca!
________________________________________
Siga o Patriotas no Twitter e no Instagram para estar sempre por dentro do New England Patriots.