Throwback Thursday: 1963, o melhor ano do Boston Patriots na AFL

boston patriots

Na coluna Throwback Thursday dessa semana, contaremos para vocês a história da temporada de 1963 do Boston Patriots, a melhor do time na antiga AFL.

Throwback Thursday: 1963, o melhor ano do Boston Patriots na AFL

Como era a liga na época?

No ano de 1963, duas ligas nos Estados Unidos agrupavam o melhor núcleo de jogadores de futebol americano: a já gabaritada NFL e a recém-chegada AFL, da qual os Patriots faziam parte.

Com apenas oito times, a AFL era formada também por: Buffalo Bills, Houston Oilers, New York Jets, Oakland Raiders, San Diego Chargers, Kansas City Chiefs e Denver Broncos. Os primeiros três, mais os Pats, faziam parte da divisão leste, enquanto os outros pertenciam a oeste.

A temporada de Boston

Os Patriots entraram no ano de 1963 esperançosos após duas campanhas consecutivas de 9 vitórias, 1 empate e 4 derrotas, apagando da memória a péssima temporada de estreia da franquia, quando foi 5-9. Além disso, estavam de casa nova, ao migrarem para o Fenway Park, estádio atual do Boston Red Sox, da MLB.

O principal destaque do time era, sem sombra de dúvidas, o front-seven, que contava com os DLs Jim Lee Hunt, Bob Dee e Houston Antwine (os dois primeiros tiveram seus números aposentados), além do craque LB Nick Buoniconti (Hall da Fama da NFL). Com essa fortaleza defensiva, os Patriots conseguiram um recorde de 7-6-1, que apesar de não ter superado o dos anos anteriores, foi suficiente para garantir a primeira e única conquista de divisão da história da franquia na AFL.

Entretanto, a forma que definiu o vencedor da AFL East foi nada comum para os dias de hoje. Após Bills e Patriots empatarem em todos os critérios de classificação, foi necessário um jogo extra para descobrir o campeão, e apesar dos Bills serem bastante favoritos por sediarem a partida, o QB Babe Parilli brilhou com dois touchdowns e colocou os Pats na final da AFL. Parilli, inclusive, foi um dos 11 jogadores do time que foram eleitos “All-Stars” naquele ano.

Na grande decisão, o adversário foi o San Diego Chargers, campeão da divisão oeste. A equipe californiana sequer deu chance para os Patriots, vencendo a final por 51 a 10 no Balboa Stadium, que recebeu mais de 30 mil pessoas.

A ida de Boston à final da AFL foi a primeira e única na história da franquia. O feito só seria repetido 22 anos depois, agora já no Super Bowl, contra o Chicago Bears.

Jogadores dos Patriots de 1963 no Hall da Fama da equipe

  • K/WR Gino Cappelletti
  • DE Bob Dee
  • DL Jim Lee Hunt
  • DL Houston Antwine
  • LB Nick Buoniconti

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem um comentário

  1. Só uma pequena correção. Não podemos falar “os patriots” e sim “o patriots” por se tratar de um único time. Então há um erro de concordância quando você escreve: “os patriots faziam parte”, o correto é ” o patriots fazia parte”.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.