Throwback Thursday: A pior temporada da história dos Pats

pats

Semana passada, contamos a narrativa da primeira temporada em que os Pats chegaram ao Super Bowl. Nessa, faremos o contrário, e relembraremos como foi o pior ano da história da franquia Patriota.

Throwback Thursday: 1990, a pior temporada da história dos Pats

Offseason já antecipava que o pior estava por vir…

Para se entender o que aconteceu com os Patriots naquele ano, é necessário voltar para o período de montagem do elenco e da comissão técnica.

Após cinco temporadas em New England e um Super Bowl disputado, em 1985 o head coach Raymond Barry acabou sendo demitido devido ao fracasso no ano anterior, quando o time terminou com 5 vitórias e 11 derrotas. Para seu lugar, Rod Rust, que tinha sido coordenador defensivo dos Patriots de 1983 a 1987, foi contratado. Rust, assim como Barry, teve em Foxborough sua primeira chance de ser técnico principal na carreira. Primeira e última.

Além de mudança no coaching staff, o elenco de New England também sofreu uma perda insubstituível: Stanley Morgan, até então melhor wide receiver da história da franquia, foi trocado para os Colts. Apesar de não estar mais no seu auge, Morgan era uma referência dentro do vestiário, e acumulava 13 anos de Patriots.

Com sua saída e uma falta de rejuvenescimento da equipe, New England entrou na temporada de 1990 com um elenco envelhecido, e com estrelas que já estavam na reta final de suas carreiras, como o LB Andre Tippett, o CB Ronnie Lippett e o DE Garin Veris. Por outro lado, esse ano marcou a transição de Bruce Armstrong de RT para LT, onde fez ainda mais sucesso e teve sua camisa de número 78 aposentada posteriormente.

Resultado de imagem para stanley morgan patriots
Stanley Morgan, o grande astro ofensivo dos Pats da década de 80, foi trocado para os Colts.

Temporada regular

O início da temporada regular foi o único momento feliz dos Patriots em 1990. Na semana de estreia, a equipe ficou perto de derrotar o Miami Dolphins, de Dan Marino, interceptando o lendário quarterback três vezes. Em seguida, New England venceu os Colts, por 16 a 14, com novamente a defesa arrebentando e interceptando o quarterback adversário quatro vezes.

Após um início 1-1 e um saldo de turnovers de +8, a esperança era de que os Patriots pudessem surpreender novamente e mirar voos mais altos na temporada. Todavia, no dia posterior ao triunfo sobre os Colts, depois do treino, três jogadores (TE Zeke Mowatt, RB Robert Perryman e WR Michael Timpson) foram alegados de aparecerem seminus na frente da repórter Lisa Olson, do Boston Herald, e de a assediarem sexualmente dentro do vestiário dos Pats. Como não poderia ser diferente, o incidente provocou uma grande distração nas preparações do time para as partidas seguintes, devido ao ataque massivo da imprensa.

Desde então, New England acumulou ainda mais vexames, só que dessa vez dentro do campo. Como o titular Steven Grogan não estava 100% fisicamente, Rod Rust mexeu diversas vezes na posição de quarterback, com o posto sendo alternado entre Marc Wilson e Tom Hudson, que não passavam confiança.

Bola Futebol Americano New England Patriots NFL

Com o grave caso de assédio sexual, a instabilidade na posição de quarterback e um elenco envelhecido, os Patriots perderam 14 jogos seguidos e finalizaram a temporada com o recorde 1-15, o pior da história da franquia, e o que na época representava o terceiro pior da história da NFL.

A equipe teve um saldo de pontos de -265, o menor da década de 90. Ademais, os Pats de 1990 e os Colts de 1981 foram os primeiros times desde 1940 a terem 11 derrotas nas quais sequer ficaram na frente do placar em algum momento da partida.

Evidentemente, após o término da temporada, o técnico Rod Rust foi demitido, sendo o único a durar apenas um ano na franquia desde 1972.

Sem sombra de dúvidas, 1990 foi um ano que não deixou saudades.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.