Throwback Thursday – Foxboro Stadium

foxboro stadium

Em 2015, nos primórdios do Projeto Patriotas, iniciamos a coluna Throwback Thursday, com o intuito de trazer uma história relacionada ao New England Patriots para os fãs da equipe no Brasil. Um jogo marcante, uma situação inédita, um local memorável, uma contratação bombástica, um ídolo, etc. A intenção era relembrar momentos únicos da franquia hexacampeã do Super Bowl. Quatro anos depois, essa “velha” coluna está de volta! E para reestrear com todo o gás, comentaremos hoje sobre a importância do já demolido Foxboro Stadium na história dos Pats.

Throwback Thursday – Foxboro Stadium

A construção

A construção do Foxboro Stadium custou $7,1M, sendo todo o dinheiro advindo de fundações privadas. O estádio chegou para acabar de vez com o nômade que habitava nos Patriots na década de 60. Durante esse período, o até então Boston Patriots jogou em diversos estádios diferentes, como no Fenway Park, lar do Boston Red Sox, da MLB, devido à ausência de uma casa fixa.

As obras no estádio começaram no dia 23 de setembro de 1970, e o local foi inaugurado no dia 15 de agosto de 1971, com uma capacidade para 61,114 mil pessoas.

Resultado de imagem para schaefer stadium

Um estádio, três nomes

Primeiramente, o estádio foi nomeado de Schaefer Stadium até 1983, depois chamou-se Sullivan Stadium (em menção à família Sullivan, dona da franquia) até 1989. Depois, o estádio foi rebatizado de Foxboro Stadium, nome que permeou até sua demolição, em 2002.

O importantíssimo papel de Robert Kraft

Desde sua inauguração até 1988, o Foxboro Stadium pertenceu à família Sullivan e, consequentemente, aos Patriots. Contudo, após passar por problemas financeiros, a família colocou tanto a franquia quanto o estádio à venda. Enquanto os Pats foram comprados por Victor Kiam, o estádio foi adquirido por Robert Kraft.

A partir do contrato firmado para New England ser o principal inquilino do Foxboro Stadium até 2001, Kraft conseguiu barrar a tentativa de mudança do time para Jacksonville, pretendida por Kiam e Sullivan, e posteriormente impedir novamente uma migração da franquia, agora para St Louis, em 1994, orquestrada pelo já novo dono dos Patriots na época, James Orthwein.

Com o jogo duro feito por Robert, Orthwein decidiu vender os Pats, e adivinha quem comprou a franquia? Isso mesmo, Robert Kraft.

Resultado de imagem para robert kraft 1994

Jogos marcantes

Em mais de 40 temporadas no Foxboro Stadium, os Patriots passaram longe de ter o mesmo sucesso que possuem atualmente no Gillette Stadium, fortaleza máxima da equipe e terror dos adversários.

No entanto, há algumas partidas marcantes no Foxboro Stadium, além de campanhas de sucesso, como em 1985, 1996 e 2001, temporadas que o time chegou ao Super Bowl, tendo vencido apenas o último.

Em 1982, por exemplo, houve o famoso Snowplow Game, quando o operador de carrinhos que limpam a neve do estádio entrou no campo no fim da partida para tirar a neve do caminho e deixar o gramado em melhores condições para o kicker dos Patriots, John Smith, decretar a vitória de New England por 3 a 0 contra os Dolphins.

Além desse evento marcante, há também o último jogo do estádio, chamado de Tuck Rule Game, que colocou os Patriots no Super Bowl XXXVI.

Ademais, o Foxboro Stadium também foi sede da Copa do Mundo Masculina de Futebol de 1994 e da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 1999.

Curiosidades

O Foxboro Stadium nem de perto vigorava como um dos estádios mais modernos na NFL. Para se ter noção, após seu jogo de inauguração, o estádio foi fechado momentaneamente pela vigilância sanitária, devido ao mau-funcionamento dos banheiros. Para resolver o problema, foi tentado até acionar todas as descargas do estádio simultaneamente, o que fez apelidar a casa dos Pats de “Toilet Bowl”.

Todavia, isso não desanimava a torcida Patriota, que se empolgava até demais nas bebidas alcoólicas, fazendo o time ser banido de sediar jogos do Monday Night Football de 1981 até 1995, já que havia muito tumulto à medida que anoitecia e, evidentemente, ficava mais escuro.

Resultado de imagem para foxboro and gillette stadium
Atrás, o Gillette Stadium. Na frente, o Foxboro Stadium logo após sua demolição.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.