Throwback Thursday: O surpreendente Patriots de 1985

patriots 1985

Vindo de uma temporada em que o time sequer chegou aos playoffs, e completamente turbulenta nos bastidores, os Patriots entraram em 1985 fora do radar do resto da NFL. No entanto, a equipe conseguiu feitos improváveis, dignos de serem relembrados, o que faremos agora na coluna Throwback Thursday dessa semana.

Throwback Thursday: O surpreendente Patriots de 1985

Troca de técnico, ainda em 1984, foi o pontapé inicial

Um ditado que define bem o que foi a temporada de 1985 de New England é: “tudo tem sua primeira vez”. Ou, mais precisamente, quase tudo.

Após a demissão do head coach Ron Meyer, na metade da temporada de 1984, Raymond Barry, que foi técnico dos WRs dos Patriots de 1978 a 1981, assumiu pela primeira vez o posto de head coach na carreira, mesmo estando, na época, 3 anos afastado do football.

Logo que assumiu o time, Barry recontratou o coordenador defensivo Rod Rust, que havia sido demitido por Meyer. Nas oito partidas restantes de 1984, Raymond conquistou quatro vitórias, e, segundo o RB Tony Collins, ele “conseguiu obter mais respeito em um dia do que Ron Meyer em três anos”.

Temporada Regular

Pela primeira vez com uma offseason toda para treinar e evoluir a equipe, Raymond Barry trouxe paz aos bastidores de Foxborough, muito por conta da boa relação com os jogadores.

Em campo, o resultado também foi visto, com os Patriots fazendo sua melhor campanha na temporada regular desde 1978, totalizando onze triunfos e cinco derrotas. O recorde fez a equipe ficar em segundo na AFC East, empatado com os Jets.

Na partida que deu a vaga nos playoffs, a última da temporada regular, um fato bastante inusitado e triste ocorreu. Após o fim do jogo, no qual os Pats derrotaram os Bengals por 34 a 23, milhares de torcedores invadiram o campo e arrancaram um dos gols (o apelidado “Y”). Ao levar o “Y” para fora do Foxboro Stadium, e carregá-lo pela estrada, o objeto acabou se chocando com um poste elétrico de 20 mil volts e caindo, causando um grave acidente. Algumas pessoas foram eletrocutadas e/ou atingidas pelo “Y”, mas felizmente sobreviveram.

Após o acontecimento, dois torcedores que se machucaram no episódio foram indenizados pela companhia de segurança e pela cidade de Foxborough, em um valor que somado chega a quase $5 milhões.

Resultado de imagem para patriots fans tore down goal post 1985
Torcida dos Patriots arrancando o Y do gramado.

Playoffs

Em sua apenas quarta aparição nos playoffs, New England estreou contra o rival New York Jets, fora de casa, pela rodada de Wild-Card, vencendo por 26 a 14. Em seguida, o time viajou até Los Angeles para pegar os Raiders, e se saiu vitorioso novamente: 27 a 20.

Apesar de seu jogo corrido, liderado por Craig James, estar em alta, os Patriots foram apontados como underdogs para a Final da AFC, afinal, enfrentariam os temidos Dolphins de Dan Marino, no Orange Bowl, estádio que não venciam desde 1966. Entretanto, com um ataque terrestre anotando mais de 250 jardas, o QB Tony Eason lançando para 3 touchdowns em apenas 12 passes lançados, e 6 turnovers forçados, os Pats promoveram uma das maiores zebras da história da NFL, derrotando o rival da Flórida por 31 a 14.

Dessa forma, além da primeira conquista da conferência americana e da primeira ida ao Super Bowl, os Patriots de 1985 também foram o primeiro time da história a chegar na finalíssima vencendo todos os jogos dos playoffs fora de casa.

Infelizmente, só faltou o primeiro título do Super Bowl, já que a equipe acabou sendo atropelada pelo Chicago Bears, que possuía discutivelmente a melhor defesa de todos os tempos, por 46 a 10. Os pontos anotados por New England, inclusive, foram os únicos cedidos pelos Bears naqueles playoffs.

Embora a temporada tenha chegado ao fim com um gosto amargo, é inegável que o ano de 1985 foi especial para New England, e jamais deverá ser esquecido.

Jogadores do elenco de 1985 no Hall da Fama dos Patriots:

  • CB Raymond Clayborn
  • WR Stanley Morgan
  • LB Andre Tippett
  • QB Steve Grogan
  • LB Steve Nelson
  • OG John Hannah

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.