Throwback thursday – Steve Grogan

Hoje é quinta, e como é nossa tradição, dia de relembrar o passado do nosso glorioso New England Patriots.

Nesta semana, falaremos de um dos quarterbacks de maior sucesso na franquia, e um dos mais valentes também.

Throwback Thursday – Steve Grogan

Nascido em 24 de julho de 1953, Steve Grogan jogou futebol americano pela Kansas State University.

Sua carreira universitária não tem números muito bons, e Grogan terminou com 2.214 jardas passadas, 12 touchdowns e 26 interceptações em dois anos. No entanto, uma de suas características marcantes já aflorara, e Grogan era muito bom correndo com a bola.

Na Kansas State University, correu para 585 jardas e 6 touchdowns nos mesmos dois anos.

Steve Grogan foi selecionado no 5º round do draft de 1975 pelo New England Patriots, e teve uma carreira de altos e baixos.

Já no seu segundo ano na NFL, liderou os Patriots a um retrospecto de 11 vitórias e 3 derrotas (a temporada regular tinha então 14 jogos), e sua primeira vaga nos playoffs desde 1963.

O ponto alto da carreira de Steve Grogan veio em 1985, ano em que assumiu a titularidade quando os Patriots estavam com um recorde de 2-3 e levou a equipe a disputar seu primeiro Super Bowl. O adversário foi o Chicago Bears, que tinha discutivelmente a melhor defesa da história da NFL.

No Super Bowl, Steve Grogan não começou como titular, perdendo a vaga para Tony Eason. Com Eason jogando mal, não tendo completado nenhum dos seus primeiros 6 passes, Grogan foi escalado para assumir a posição de quarterback e completou 17/30 passes para 177 jardas, 1 touchdown e 2 interceptações.

O esforço não foi suficiente para superar a melhor defesa da NFL, e os Patriots perderam por 46 x 10. Mesmo assim, Grogan foi o único quarterback a conseguir anotar pontos contra o Chicago Bears nos playoffs da temporada de 1985.

Steve Grogan
Throwback thursday – Steve Grogan

A carreira de Steve Grogan também seria marcada pelas inúmeras lesões, bem como pela força demonstrada pelo atleta para jogar apesar das contusões.

O saldo? Cinco cirurgias nos joelhos, pinos na perna, uma fíbula quebrada em um treino, dois discos rompidos no pescoço (com os quais ele jogou por uma temporada e meia!), uma mão quebrada, dois ombros deslocados, um religamento do tendão do seu braço (de passe) e três concussões!

No momento de sua aposentadoria, Steve Grogan liderava a franquia com 26.886 jardas passadas e 182 touchdowns lançados (atualmente é o 3º, atrás de Tom Brady e Drew Bledsoe). Além disso, é o 4º jogador com mais touchdowns corridos na história dos Patriots com 35 (incluindo running backs!).

Em 1995, Steve Grogan foi introduzido no Hall da Fama do New England Patriots.

Steve Grogan marcou época por levar os Patriots a disputarem seu primeiro Super Bowl, bem como por ser um dos jogadores mais dinâmicos e valentes da história da franquia. A partir dele, quando se queria medir a tenacidade de um jogador, era comum se referir ao “Grogan Toughness Meter”.

 

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.