Tom Brady merece ser eleito MVP?

tom brady

O MVP da temporada 2017 da NFL já foi escolhido. No entanto, o resultado só será divulgado na véspera do Super Bowl LII, que ocorrerá no dia 4 de fevereiro.

Como sempre, Tom Brady é um dos favoritos para levar o prêmio. Porém, o quarterback dos Pats realmente merece o título?

Tom Brady merece ser eleito MVP?

Os prós a favor de Brady

Um único argumento pode ser o suficiente para o prêmio ir direto às mãos de Tom: ele foi o melhor jogador do time com melhor campanha da temporada regular.

Todavia, não é só isso que o faz de franco-favorito. Brady liderou a liga em jardas passadas e foi o terceiro em rating e em touchdowns lançados.

Além disso, vale lembrar que a defesa dos Patriots teve um péssimo começo de temporada, e Tom precisou “carregar” o time nesse momento.

Ah, e ele tem 40 anos.

O que pesa contra TB12

Brady não foi tão preciso como em temporadas anteriores, e viveu certos períodos de atuações apenas “ok” em 2017.

Ele chegou a lançar pelo menos uma interceptação em cinco jogos consecutivos, fato que não acontecia desde 2002, quando estava em seu segundo ano de titular.

O quarterback também não teve uma temporada de encher os olhos, como Peyton Manning, Cam Newton e Matt Ryan tiveram quando foram eleitos. Apesar de ir bem, Tom não foi espetacular.

O maior adversário de Brady

A temporada 2017 foi marcada por diversas lesões que afetaram possíveis postulantes ao MVP. Aaron Rodgers e J.J Watt se lesionaram no começo do ano. Enquanto Antonio Brown e Carson Wentz, que vinham sendo cotados para o prêmio, se contundiram na segunda metade da temporada.

Sendo assim, sobrou apenas o RB Todd Gurley, do Los Angeles Rams. O back teve um desempenho sensacional, após vir de um 2016 desapontante. Ele foi um dos principais responsáveis pela volta dos Rams aos playoffs.

Contudo, não é recorrente um RB levar o prêmio de MVP para a casa. O último a ganhá-lo foi Adrian Peterson, em 2012.

Para efeito de comparação, Peterson teve mais jardas terrestres (2.097) do que Gurley teve corridas e aéreas somadas (2.093). Outro fato que pesa contra Todd é que ele nem liderou a liga em jardas terrestres, e sim, Kareem Hunt (Chiefs).

O terceiroanista também foi o jogador da posição que mais cometeu fumbles (5). Apesar de ter sido o com mais TDs pelo chão, com 13, ano passado LeGarrette Blount teve 18 e sequer foi cotado para o MVP.

Por fim, deve-se lembrar que o Los Angeles Rams finalizou a temporada com cinco derrotas, duas a mais que os Patriots. Apesar de ser um prêmio individual, a campanha dos times também pesa na escolha do vencedor.

Veredito

Tom Brady deverá ser eleito o MVP da temporada 2017. Ele não teve sua temporada mais brilhante, como foi quando levou a conquista em 2007, e também não foi tão bem como quando foi eleito em 2010. Inclusive, penso que Brady foi melhor em 2015 e 2016, mesmo sem ser coroado. Porém, dentre as opções “sobreviventes”, o G.O.A.T é o que mais merece ser premiado.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem um comentário

  1. Dos 5 títulos de MVP do Peyton Manning, 3 ocorreram em anos bem mais ou menos e piores do que o Brady este ano.
    Em 2003 ele teve 4267 jardas, 29 TD, 10 Int e rating de 99,0
    Em 2008 ele teve 4002 jardas, 27 TD, 12 Int e rating de 95,0
    Em 2009 ele teve 4500 jardas, 33 TD, 16 Int e rating de 99,9

    Em 2009, foi bem roubado, pois tanto o Brett Favre como o Drew Brees tiveram anos estatísticamente melhores. O único critério a favor do Manning foi o número de vitórias, 14 com duas derrotas. O Drew Brees com apenas 15 jogos teve 13 vitórias e 2 derrotas, com 4.388 jardas, 34 TDs, 11 Int e rating de 109,6. O Brett Favre teve 12 vitórias e 4 derrotas, com 4.202 jardas, 33 TDs e 7 Int, e rating 107,2. Estatisticamente essa foi a melhor temporada da carreira do Favre. Além de melhores números, tanto o Brees como o Favre pegaram times que há anos não faziam nada e os levaram a grandes campanhas, mas não foi suficiente para bater as 14 vitórias do Manning, no critério dos juízes.

    Quanto ao Brady esse ano, ele só levará o MVP, se levar, pela falta de concorrência. Entretanto, é bem provável que o Gurley fique com o titulo de jogador Ofensivo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.