Tom Brady: “Mr. Dependable”

Recentemente, o período vivido pela NFL é considerado como a “era dos quarterbacks”. Ainda que existam várias formas de se vencer jogos, é inegável que as equipes vêm evoluindo nos últimos anos em direção a um jogo aéreo predominante sobre o jogo terrestre.

Assim, é comum que os times que chegam aos playoffs e vencem Super Bowls sejam aqueles com os melhores quarterbacks (ou pelo menos com seus quarterbacks em grande fase).

Muitas equipes, obviamente, não abandonam o jogo terrestre, já que quando este funciona um grande peso é retirado das costas do quarterback.

Mas, e nos jogos em que o jogo terrestre não funciona? E naqueles em que o plano de jogo exige que o jogo aéreo seja a chave para a vitória?

Nesses casos, não há dúvidas: Tom Brady é o cara.

Tom Brady: “Mr. Dependable”

Como dito, há jogos em que o jogo terrestre simplesmente não funciona. Há ainda aqueles em que, sabendo das limitações para conseguir jardas corridas, os técnicos simplesmente abandonam o jogo terrestre no planejamento para a partida (a exemplo do último Patriots x Bills, na semana 2 desta temporada).

Nesses casos, as dificuldades são imensas para o ataque, já que a defesa adversária se prepara para defender o passe. Para que um time seja bem sucedido nessas condições, é imprescindível que o quarterback seja praticamente perfeito.

Para ilustrar o argumento, analisamos as estatísticas de Tom Brady em jogos em que ele tentou pelo menos 50 passes. São aqueles jogos em que o peso da vitória está concentrado no quarterback, no jogo aéreo.

Em 22 partidas na sua carreira em que lançou mais de 50 passes, Tom Brady tem 15 vitórias e 7 derrotas, ou seja, um aproveitamento de 68,2%.

Para termos noção de como esses números são espetaculares, Peyton Manning, um dos melhores quarterbacks da história da NFL, tem em 17 jogos com mais de 50 passes tentados um retrospecto de 4 vitórias e 13 derrotas, isto é, um aproveitamento de 23,5%.

O aproveitamento de todos os quarterbacks da história da NFL é de 20,9%, com 100 vitórias, 386 derrotas e 6 empates.

Tom Brady
Para carregar o time com o jogo aéreo, pode confiar em Tom Brady.

A coisa fica ainda mais impressionante quando vemos os resultados em jogos de playoffs com pelo menos 50 passes tentados. Em 5 partidas de playoffs nessas condições, Tom Brady tem 4 vitórias e 1 derrota, aproveitamento de 80%.

Nessas mesmas condições, todos os demais quarterbacks da história da NFL possuem um retrospecto de 3 vitórias e 27 derrotas, ou seja, um aproveitamento de apenas 10%.

É óbvio que “vitórias” não são estatísticas exclusivas dos quarterbacks, já que diversas outras fases do jogo influenciam no resultado. No entanto, em jogos com pelo menos 50 passes tentados, é óbvio que a importância do quarterback para a vitória é inestimável.

Diante desses números, não se pode negar: se você precisa que o quarterback carregue os companheiros nas costas para a vitória, sua escolha é Tom Brady.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.