Tom Brady, o gatilho mais rápido da NFL?

Os rankings de quarterbacks que normalmente surgem se baseiam em estatísticas de passes completados, touchdowns lançados, interceptações etc.

Há outros fatores que cercam o jogo dos quarterbacks que também são interessantes, como por exemplo a capacidade de se livrarem rapidamente da bola com qualidade.

Diante disso, resolvi dar uma olhada em algumas estatísticas relacionadas à velocidade com que os quarterbacks se livraram da bola e à qualidade com que o fizeram na temporada 2014, de acordo com o Pro Football Focus.

Tom Brady, o gatilho mais rápido da NFL?

Em relação ao tempo médio em que os quarterbacks da NFL se livram da bola, Tom Brady ficou em terceiro lugar com o tempo de 2,31 segundos, atrás de Peyton Manning (2,23s) e Andy Dalton (2,26s).

Terceiro lugar também foi a colocação de Tom Brady em outros dois aspectos.

Nos chamados “three step drops”, quando o quarterback dá três passos para trás após o snap para poder lançar a bola, Tom Brady ficou em terceiro lugar atrás de Eli Manning e Matt Ryan.

Além disso, terceira também foi sua colocação em qualidade de passe nas terceiras descidas, quando as defesas adversárias atacam mais ferozmente os quarterbacks, atrás de Aaron Rodgers e Philip Rivers.

Você deve estar se perguntando porque eu coloquei no título a indagação se Tom Brady seria o mais rápido da NFL já que ele ficou em terceiro lugar nos quesitos anteriormente citados. Eu respondo: porque Tom Brady foi o único quarterback a figurar no Top 3 em todos eles!

Se contarmos os “five step drops”, quando o quarterback dá cinco passos para trás antes de se livrar da bola, Tom Brady figura na primeira colocação na NFL à frente de Aaron Rogers e Peyton Manning.

Tom Brady

A linha ofensiva dos Patriots sofreu bastante no início da temporada 2014. Como consequência, Josh McDaniels precisou implementar um plano de jogo em que a bola saísse rapidamente das mãos do quarterback, já que a linha ofensiva não conseguia proteger Tom Brady por muito tempo.

No entanto, o plano só funcionou porque Tom Brady o executou com qualidade, conseguindo se livrar da bola com rapidez e precisão.

Após a derrota na semana 1 para o Miami Dolphins, quando as posições de offensive guard foram ocupadas por Marcus Cannon e Jordan Devey, nenhum quarterback na NFL lançou uma porcentagem maior de passes em menos de 2,5 segundos que Tom Brady (68,1% dos snaps).

Passes rápidos exigem demais do quarterback, principalmente poder de decisão, precisão e leitura da defesa antes do snap. E Brady exibiu com maestria esses atributos na temporada 2014.

Por muito tempo foi comum ouvirmos que quando Tom Brady tem tempo no pocket ele destrói as defesas adversárias. Agora, podemos dizer o mesmo quando ele não tem tempo.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.