O comportamento no estádio do torcedor de esporte americano se diferencia muito quanto comparado ao de um fã brasileiro num estádio de futebol. Contudo, isso não quer dizer que os torcedores entram mudos e saem calados do jogo.
A torcida dos Patriots é considerada uma das mais fanáticas da NFL, além de ser uma das maiores. O amor pelo time, que fica localizado em umas das cidades mais loucas por esporte, vem desde berço.
Desde a inauguração do Gillette Stadium, pode-se notar algumas músicas que viraram referência nas partidas dos Pats.
O que a torcida dos Patriots canta no estádio?
Entrada em campo
Logo antes do início do jogo, o primeiro contato entre o torcedor e a atmosfera ocorre. Uma câmera posicionada no vestiário dos Patriots segue os jogadores pelo túnel, até a entrada deles no gramado, liderados por Tom Brady.
Com o aumento da empolgação ao som do trecho da ópera Carmina Burana de Carl Orff, os atletas aparecem para o público ao som de “Crazy Train”, de Ozzy Osbourne. Depois, a escalação é anunciada, sendo Tom, Edelman e Gronk os mais ovacionados.
A sirene das jogadas importantes
Antes de uma jogada importante para o time adversário, geralmente em terceiras descidas, uma espécie de buzina de navio é tocada pelo sistema de som.
Ela serve para impulsionar os torcedores a gritarem mais alto e atrapalharem a comunicação do quarterback rival com seus companheiros. Às vezes, acaba forçando o outro time a pedir timeout.
Your Love
Diferentemente daqui do Brasil, as músicas cantadas pelos fãs, normalmente, não são autorais da própria torcida, mas sim uma música já conhecida do público.
Uma das que mais tocam no Gillette Stadium é “Your Love”, de Outfield. O canto costuma ecoar quando há algum timeout, para dar uma levantada na torcida.
Tradição em dia de chuva
Ir para o estádio em dia chuvoso é um desafio a mais para o fã. Por ser descoberto, muito provavelmente uma pessoa que for ao Gillette Stadium chovendo irá se molhar.
Todavia, isso não diminui o humor da torcida. Nesses dias, uma música sempre é tocada pelo sistema de som do estádio, e é acompanhada pelo público.
“Have You Ever Seen The Rain”, de Creedence Clearwater Revival, forma um coro lindo de se apreciar, impulsionado pelas gotas que caem do céu.
Espetáculo na final da AFC da temporada 2016
Ano passado, um dos momentos mais emocionantes na final da conferência americana, contra o Pittsburgh Steelers, foi ouvir a torcida de New England cantando “Livin’ On A Prayer”, de Bon Jovi.
Jovi, que apesar de torcer para os Giants, é amigo íntimo de Robert Kraft, dono dos Pats, e presença constante nas partidas de New England.
Comemoração do touchdown
Mais uma vez ao som de Bon Jovi, os torcedores Patriotas seguem o sistema de som do Gillette Stadium e cantam a música “This is our house” (“essa é nossa casa”) quando o time anota um touchdown!
Cantos comuns
Além das músicas específicas mencionadas, outros cantos comuns em todos os estádios de NFL são ecoados.
“Defense”, apoiando a defesa, o nome do time e “Let’s Go Pats” são constantemente escutados. A música instrumental “Woah oh oh oh”, de Seven Nation Army, também é ouvida.
Nesta abertura de temporada, contra o Kansas City Chiefs, algum som direcionado ao comissário da liga, Roger Goodell, deverá ser transmitido. Na final da AFC, a torcida cantou “Where is Roger” (Onde está Roger?), que preferiu presenciar a final da NFC, adiando sua ida ao Gillette Stadium.
Este post tem 5 comentários
Luiz Roberto Carchedi Junior
5 set 2017Permitam-me uma pequena observação, a música que toca na entrada do time é um trecho da ópera Carmina Burana de Karl Orff.
Luiz Roberto Carchedi Junior
5 set 2017Ou melhor, durante a entrada dos times.
Felipe Von Zuben
5 set 2017Legal Luiz! Adicionamos no texto. Obrigado pela dica.
Pedro Pats
19 abr 2018Só faltou falar de “This is our house” do Bon Jovi, que toca após os TDs
Arthur Cunha
19 abr 2018Obrigado pela sugestão! Adicionamos ao texto!