Nesse mês de junho faz 15 anos que a demolição do Foxboro Stadium foi concluída. Nosso antigo estádio deu lugar ao atual Gillette Stadium. Mas a antiga casa patriota foi palco de eventos e partidas históricas.
“Snow Bowl / Tuck Rule Game” – O último jogo do Foxboro Stadium

19 de janeiro de 2002, data do último jogo dos Patriots no Foxboro Stadium. O embate era um jogo válido pelo duelo divisional dos playoffs da AFC. New England Patriots contra Oakland Raiders. O vencedor iria para a final da conferência lutar por uma vaga no Super Bowl.

A neve caia solta e isso fez com que o jogo começasse de maneira muito irregular. Somente no primeiro tempo, ambos times combinavam para 11 punts e haviam convertido apenas 1 de 13 terceiras descidas. Ao final do segundo quarto, os Raiders abrem o placar com um touchdown. 7×0.

Voltando do intervalo, os Patriots abandonaram o jogo corrido e confiaram no braço de Brady. Deu certo. 62 jardas em 12 jogadas e um field goal de Vinatieri para tirar o zero do placar. 7×3. A resposta dos Raiders foi rápida. Janikowski acertou dois field goals em duas campanhas para aumentar a vantagem em dez pontos. 13×3.
O domínio dos Raiders era claro e haviam poucas esperanças para o torcedor. Porém, no último quarto Brady liderou uma campanha de 10 passes e 67 jardas que culminou em seu touchdown corrido. 13×10.

A defesa patriota precisaria entrou em cena e os Raiders devolveriam a bola no finalzinho do jogo. Brady coloca os Patriots no campo de ataque e vai ter uma rápida conversa com o coordenador ofensivo Charlie Weis.
“Sempre que havia um tempo, eu não ia para o huddle. Eu costumava ficar na sideline. Então eu percebi que o QB estava falando para seu coordenador que iria para uma jogada três em um com o passe para a rota slant.” CB Eric Allen, Raiders.
Eric Allen então conta o que acabara de ouvir para seu time e os Raiders se preparam. Na jogada, Brady não tem recebedores livres e decide correr e improvisar. Charles Woodson sacka o QB por trás que perde a bola. Fumble marcado e o estádio se cala.

Após a revisão, os juízes voltam atrás e dão passe incompleto, seguindo de acordo a determinada regra da época:
NFL – Regra 3, Seção 22, Artigo 2, Nota 2: Se (um jogador ofensivo) está segurando a bola para fazer um passe para a frente, qualquer movimento intencional para frente que seu braço fizer será considerado o início de um passe, mesmo que o jogador perca a posse da bola na tentativa de colocá-la para perto de seu corpo. Ainda, se o jogador tiver alocado a bola perto do corpo (para evitar expô-la) e perder a posse dela, isso será considerado um fumble.
A regra foi extinta em 2013 através de uma votação entre os donos: 29 votos a favor e 1 contra (Steelers). New England Patriots e Washington Redskins se abstiveram.
Após muita controvérsia, os Patriots seguem em campo e com 20 segundos no relógio Vinatieri chuta o field goal para empatar o jogo. Na prorrogação, é dos pés do nosso kicker que a vitória vem. 16×13 e o início da dinastia.

“Eu segurei meu fôlego até o momento final. Honestamente, eu nem conseguia ver a bola no gol. Só vi os juízes dando um passo a frente e levantando os braços. Soltei a respiração e pensei: Oh meu Deus!” – K Adam Vinatieri
Acompanhe o Patriotas no twitter e receba notícias no momento em que elas acontecem.
Este post tem 2 comentários
Ana
15 jun 2017Quem ama os jogos de gerente http://mybasketteam.com/
Pingback: Os Patriots e mais um banner de campeão