Vale a pena investir em Gostkowski?

gostkowski

Um dos dramas da offseason vem sendo a renovação de contrato com o kicker Stephen Gostkowski.  O camisa 3 não recebeu a franchise tag dos Patriots, já que a franquia espera renovar com ele por um valor acessível.

Vale a pena investir em Gostkowski?

Gostkowski, inclusive, vem sendo alvo de críticas por parte dos fãs. Devido a isso resolvemos verificar se vale a pena ou não investir nele.

Temporada 2018

Resultado de imagem para gostkowski
Gostkowski em ação pelos Patriots.

Como torcedores dos Pats devemos admitir que somos mal acostumados.

Com isso tendemos a exagerar nas reclamações e, vendo os números, as críticas em cima de Gostkowski são, de fato, exageradas.

Em 2018 o kicker acertou 27 de 32 field goals (84,4%). Isso o coloca em 10° no aproveitamento de chutes, com jogadores com ao menos 30 tentativas.

Abaixo os números de Gostkowski:
Entre 20-29 jardas de distância: 11 de 11 (100%)
Entre 30-39 jardas de distância: 10 de 10 (100%)
Entre 40-49 jardas de distância: 4 de 6 (67%)
Com 50 ou mais jardas de distância: 2 de 5 (40%)
Extra Points: 49 de 50 (98%)

Os números nos mostram que nos chutes entre 20 e 39 jardas Gostkowski não cometeu erros. Esse total representa 21 dos nossos 32 field goals da temporada regular (67% aproximadamente).

Já nos chutes mais longos o camisa 3 se mostrou menos preciso. No entanto, nos chutes entre 40 e 49 jardas, apresentou o mesmo aproveitamento de Greg Zuerlein (67%), tido como um dos melhores kickers da NFL.

Nos extra points Gostkowski foi muito sólido. Com apenas um erro, foi o 4° melhor kicker da NFL no quesito – com 30 ou mais chutes – anotando 98% de aproveitamento.

Estes números, inclusive, são superiores aos apresentados nas temporadas de 2016 e 2017, em que o camisa 3 terminou com 93.9% e 95.7% de aproveitamento, respectivamente.

Playoffs de 2018

Resultado de imagem para gostkowski
O camisa 3 durante o último Super Bowl.

Nos jogos mais decisivos do ano Gostkowski teve 83% de aproveitamento em chutes, acertando 5 dos 6 tentados.

Com esses números, o camisa 3 ficou empatado em primeiro no quesito (com jogadores com ao menos 3 chutes).

Gostkowski, inclusive, teve um aproveitamento maior que o top kicker Greg Zuerlein, que acertou 8 dos 10 que tentou (80%).

Já em extra points Gostkowski foi perfeito, acertando as 10 tentativas que teve. Fator fundamental em jogos difíceis como a final da AFC e o Super Bowl.

Histórico positivo

Verificando os números de Gostkowski, em 2018 o kicker teve uma temporada idêntica com a de 2016, com 27 acertos em 32 tentativas (84.4% de aproveitamento).

Na temporada seguinte, 2017, o camisa 3 acertou 37 dos 40 chutes tentados, finalizando a temporada com um aproveitamento de 92.5%.

Isso não quer dizer que com certeza Gostkowski terá uma grande melhora em 2019, porém, é um indício de que o kicker pode, sim, ser mais preciso na próxima temporada.

Mas e aí, vale a pena?

Resultado de imagem para brady gostkowski
Brady cumprimentando o kicker.

Analisando os números da temporada passada, Gostkowski foi um dos 10 melhores kickers (com ao menos 30 chutes) e teve um aproveitamento perfeito chutando da distância que representa quase 70% dos field goals dos Pats.

O camisa 3 também foi sólido nos extra points (98% de acertos), ficando como o 4° kicker mais competente da NFL (com 30 chutes ou mais) neste quesito.

Já nos playoffs, Gostkowski foi quase perfeito, ficando empatado em primeiro em field goals (com ao menos 3 chutes) e acertando os 10 extra points tentados.

Todas essas informações mostram o motivo de Belichick ainda não ter aberto mão de seus serviços. Já que o camisa 3 ainda é um kicker sólido e vale um investimento que esteja dentro do planejamento do head coach.


Visando a preparação para a próxima temporada, os Pats já soltaram as datas do programa de treinamento dessa intertemporada. Saiba mais clicando aqui.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem 2 comentários

  1. Não adianta reclamar, não existe disponível no mercado melhor Kicker que ele, Valéria uma troca se pudéssemos pegar um Justin Tucker, mas não podemos, então é ele ou novato no draft. Agora se ele não quiser receber o que os Pats estão oferendo ou oferecerão, eu não sei como anda as negociações, é em uma das escolhas do draft pegar um calouro .

  2. Eu só gostaria de agradecer a vocês esse tipo de matéria, eu sou um que sempre critico nosso Kicker, ainda mais nos playoffs, aquele ponto que pode mudar o jogo e ele erra, mas agora, vendo em números, que eu particulamente gosto muito de analisar, ví que minha opinião de torcedor sem analise estava errada, mais materias assim por favor.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.