Versatilidade faz de Chung um jogador especial

Fala-se constantemente que Bill Belichick valoriza jogadores versáteis, aqueles que conseguem executar competentemente várias funções dentro de um esquema, seja ele ofensivo ou defensivo. Possivelmente nenhum atleta dos Patriots exemplifica melhor essa versatilidade que o safety Patrick Chung.

A versatilidade faz de Chung um jogador especial

Patrick Chung foi selecionado pelos Patriots na 2ª rodada do draft de 2009. Sua primeira passagem pela equipe de New England, que durou até 2012, não foi empolgante, principalmente porque Chung não foi utilizado de modo a explorar suas qualidades.

Entre 2009 e 2012, Chung atuou predominantemente cobrindo o fundo do campo, geralmente tendo que correr atrás de jogadores muito rápidos. Com isso, era frequentemente “queimado” em passes longos.

Após uma passagem pelo Philadelphia Eagles em 2013, Patrick Chung retornou aos Patriots para a temporada 2014. Quando muitos torcedores esperavam um novo fracasso, Bill Belichick finalmente explorou o potencial do safety.

O técnico dos Patriots entendeu que Chung é mais efetivo quando a jogada se desenrola à sua frente, não quando ele tem que perseguir os recebedores adversários em suas costas. Assim, nas duas últimas temporadas Chung foi utilizado mais próximo à linha de scrimmage, e seu jogo alcançou um nível inédito em sua carreira.

Tendo estabelecido sua área de atuação nas proximidades da linha de scrimmage, Chung não se limitou a ser um “strong safety”. O jogador dos Patriots tem atuado (e bem) em três posições: safety, linebacker e slot cornerback.

Chung
Em sua segunda passagem pelos Pats, Chung tem sido melhor aproveitado por Bill Belichick.

Como safety, sua função principal, Chung tem se especializado na marcação dos tight ends adversários e tem feito um belo trabalho nesse campo. Um belo exemplo foi o jogo do Divisional Round da última temporada contra o Kansas City Chiefs, quando o safety limitou o ótimo Travis Kelce a 4 recepções para 12 jardas.

Essa eficiência fica mais evidente quando constatamos que os quarterbacks adversários tiveram um passer rating de apenas 29,4 lançando para tight ends marcados por Patrick Chung!

A evolução do futebol americano mostra que os ataques aéreos são cada vez mais produtivos, forçando as defesas da NFL a atuar a maior parte do tempo com 5 defensive backs (a chamada nickel defense). Por outro lado, essa formação deixa os times mais expostos a corridas, forçando os coordenadores defensivos ao chamado “pick your poison”, ou seja, a escolher onde a defesa será mais vulnerável.

Assim, um safety que consiga produzir na posição de linebacker e parar corridas é de um valor inestimável. Sabem quem faz muito esse papel? Ele mesmo, Patrick Chung.

Chung foi o 4º safety mais utilizado como linebacker em toda a temporada 2015 da NFL, de acordo com o Pro Football Focus (PFF). Com força e disposição de encarar as trincheiras, o jogador dos Patriots é efetivo impedindo as corridas dos running backs adversários.

A versatilidade de Chung não para por aí. O “coringa” dos Patriots também faz bem seus serviços jogando com slot corner. Um bom exemplo disso é o jogo contra o Indianapolis Colts na temporada regular, quando Chung marcou o explosivo TY Hilton e praticamente anulou o pro bowler, que teve apenas 1 recepção para 10 jardas.

Patrick Chung não é o melhor safety dos Patriots, nem o melhor cornerback, muito menos o melhor linebacker. No entanto, ninguém no roster de New England consegue ser tão efetivo nas três posições.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.